Translate

quarta-feira, 6 de setembro de 2023

MARÉ FAVORÁVEL




A hora é agora !

Aproveitando a maré favorável pela bandas do STF, pretensos familiares do srs Domingos Fernandes Calabar e Joaquim Silvério dos Reis, estudam e discutem com importantes bancas de advogados, a possibilidade de darem entrada de imediato no Supremo Tribunal, com recursos para obtenção de anistia ampla e irrestrita, logicamente seguida dos devidos ressarcimentos financeiros.

Os causídicos consideram as questões como ganhas. Os valores de indenização são vultosos.

Registrando, o  Sr. Domingos Fernandes Calabar, nascido em Porto Calvo em 1609, aliou-se aos invasores holandeses em 1632. Em 1635, foi preso, condenado por um tribunal militar, acusado de traição. Foi morto no dia 22/7/1635, enforcado depois de longo período de tortura. 

Já, o Sr. Joaquim Silvério dos Reis, nascido em Monte Real, Portugal, em 1756, foi acusado pelos inconfidentes mineiros de delação junto aos seus patrícios portugueses. O Sr. Silvério, além de coronel da cavalaria, era dono de fazendas e minas de ouro. 

O Sr. Silvério, muito embora tenha se saído muito bem, com o perdão de suas dívidas ao fisco, obtido o cargo de tesoureiro público, ganho uma mansão no Rio de Janeiro e pensão vitalícia, sofreu atentados no Brasil, pela sua fama de traidor, tendo que fugir para Portugal. Conseguiu voltar para o Brasil em 1808, indo morar no Maranhão, onde tomou o barco em 1819.

Além das indenizações por terem seus nomes vinculados nos livros escolares como traidores, no caso de Silvério do Reis, os advogados deverão citar, que ele, como português, não traiu ninguém, apenas foi a leal para com a sua pátria. Já os defensores do Sr. Calabar deverão grifar, com grande força de persuação, que o País, em particular a região nordestina, onde ocorreu o episódio, estaria hoje em melhores condições caso o desenvolvimento continuasse sob responsabilidade dos holandeses.

É a vida...

Viver é Perigoso





Nenhum comentário: