Translate

quarta-feira, 19 de julho de 2023

TOMOU O BARCO



Tomou o barco ontem (18), Celia Guevara de la Serna, arquiteta e pesquisadora da Universidade de Buenos Aires. Estava com 93 anos.

Ela foi a primeira dos quatro irmãos mais novos de Ernesto Guevara, o revolucionário argentino que liderou a revolução cubana ao lado de Fidel Castro. 

Celia Guevara nasceu em 1929, um ano depois de Che, com quem conviveu muito perto durante a infância e a adolescência. 

Celia Guevara viveu uma vida reservada. Além de seu trabalho como pesquisadora, focada no desenvolvimento urbano da zona norte de Buenos Aires, ela se comprometeu com várias causas sociais. 

Mudou-se para Cuba em 1976, entre o terror da Aliança Anticomunista Argentina e da Junta Militar, e desde então passou temporadas na Espanha, de onde denunciou os desaparecimentos da ditadura. 

“Não sou política profissional. Sou uma mulher de esquerda, defensora dos direitos humanos, que pensa que a América Latina deve se livrar da dominação norte-americana e que Cuba é um farol para todos os nossos povos.  Sinto muito orgulho de ser irmã do maior líder revolucionário da América Latina; mas a vida é muito galopante e não se pode, nem se quer, limitar-se a cultivar a memória de um mito”, disse sobre o irmão mais velho."

Viver é Perigoso

Nenhum comentário: