Translate

sexta-feira, 2 de junho de 2023

MINISTRO DA GUERRA



Hoje, 02 de junho de 2023, completa-se 120 anos da tomada de barco do cristinense Joaquim Delfino Ribeiro Luz, que estava então com 79 anos de idade.

O Senhor Joaquim foi Ministro da Marinha e da Guerra, Ministro dos Negócios e Justiça, Conselheiro de Estado, Deputado, Presidente de Província e Senador, nos tempos do Império, de 1870 a 1889. 

Espirito Santo dos Cumquibus, fundada em 13 de maio de 1774, recebeu o nome de Cristina por sugestão do Conselheiro Joaquim Delfino, em homenagem a Dona Tereza Cristina, esposa de Dom Pedro II.

Em 1º de dezembro de 1868, a Princesa Izabel e seu marido Conde d´Eu visitaram a cidade e ficaram hospedados no Solar do Conselheiro. 

O Conselheiro Joaquim Delfino foi responsável pelas primeiras providências para a emancipação política de Itajubá, onde atuou como Juiz Municipal e Agente Executivo (prefeito).

Ficou registrado que o Conselheiro contribuiu para a formação acadêmica do cientista Vital Brazil, ajudando-o a colocar-se como escrivão de polícia, podendo, então, com o salário auferido, custear os seus estudos na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. 

O Conselheiro era proprietário da Fazenda Amarela, em Cristina, cujas características ainda são mantidas. 

Viver é Perigoso

Nenhum comentário: