Translate

domingo, 2 de setembro de 2012

SPONHOLZ


Em um escritório abarrotado de desenhos, livros e objetos de decoração ou valor sentimental, o arquiteto, urbanista e chargista Roque Sponholz recebeu a equipe do Jornal da Manhã para falar um pouco de sua história. Como vereador, ele lembrou de uma época em que a política ainda não era um palavrão. Como arquiteto e urbanista, falou a respeito de uma de suas maiores alegrias: urbanizar uma favela. Como chargista, descreveu seu trabalho com desenhos como uma “terapia”, sem a qual poderia perder a cabeça e sair por aí surrando político. Simpático à imprensa, aqui está um recorte deste cidadão paranense que elegeu Ponta Grossa para morar.
JM: Para você, fazer charges é um hobby? Como você definiria seu trabalho com desenho humorístico?
Sponholz:
Pra mim é uma terapia. Porque eu extravaso tudo na charge. Se o Lula estivesse do meu lado, eu teria batido nele, não teria feito a charge. Mas faço isso através de meus traços. Tem pessoas, como jornalistas e advogados, que têm facilidade em escrever. Eu tenho facilidade em desenhar e, além do mais, a charge é uma síntese. Quase um editorial desenhado. Chega a ser mais comunicativa com a massa. O povão gosta mais de ver desenhos que ler qualquer texto. E eu jogo toda a revolta minha em cima do papel e ainda me acalmo.
 
Blog: Trecho da entrevista do Sponholz para o Jornal da Manhã, de Ponta Grossa, onde ele reside. Sponholz está diariamente (gentilmente) no "viver é perigoso" desde a sua fundação.
ER

Um comentário:

Edson Riera disse...

Do Sponholz, por e-mail.
Grande Riera, você é um cara supimpa!!!
Acompanhando seu blog, vi que temos em comum a revolta pelo que é sujo e torpe na política de nosso país, e para não ficar só nisso, em comum também os mesmos gostos pelas belas atrizes que vez por outra você estampa em suas páginas; Sophia, Jacqueline Bisset, Julie Christie, Audrey Hepburn, Giselona Bundchen.... Não vi ainda Monica Bellucci, espero vê-la também por lá.
Grato pelas colheradas de chá que tem me dado e 1grandabraço................Roque