Translate

terça-feira, 15 de novembro de 2011

ENSINO MINEIRO QUESTIONADO

Deu no "O Tempo" (resumo)

Uma pesquisa do ex-secretário-adjunto de Educação de Minas, João Filocre, mostrou que professores da rede pública de ensino do Estado erraram quase 30% das questões aplicadas no ano passado a alunos em um teste de avaliação de desempenho do ensino médio realizado duas vezes ao ano. Os professores de física erraram 28%. Em português e geografia, o percentual chegou a 26%.
O estudo foi divulgado pelo coordenador do grupo de pesquisa em avaliação educacional da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e ex-secretário João Filocre durante um seminário internacional sobre formação de professores, em São Paulo.
O estudo não foi reconhecido pela Secretaria de Estado de Educação. Segundo o órgão, os dados são usados internamente para o desenvolvimento de cursos de aprimoramento dos profissionais, que fazem as questões voluntariamente, sob a condição de sigilo. A secretaria afirmou que não passou nem autorizou o uso das informações pelo pesquisador.
A coordenadora do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (Sind-UTE), Beatriz Cerqueira, afirma que os dados são questionáveis por não considerarem se o profissional é habilitado na área em que atua e por não ter nenhum acompanhamento técnico na apuração do resultado. Mas ela reconhece que há problemas na preparação dos profissionais que atuam na rede pública. "Hoje há uma defasagem de profissionais habilitados para atuação no nível médio, e o Estado contrata pessoas sem a formação na área".
O presidente da Federação das Associações de Pais e Alunos das escolas públicas do Estado de Minas Gerais, Mário de Assis, disse que os números revelam a fragilidade do ensino público em Minas. "Nosso filhos ficam a mercê da falta de conhecimento".

O Tempo (resumo)

Blog: Já sabemos o que dirão os petistas e os governistas.Imaginamos as consequências para os alunos. 

ER





Nenhum comentário: