Translate

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

FATO NOVO

A vida, ou melhor, as circunstancias da morte de  Vincent van Gogh, deram uma reviravolta um século depois que ele foi sepultado na Vila Gala de Auvers-sur-Oise aos 37 anos. Até agora a versão oficial de seu falecimento citava o suicídio num trigal no sul da França. Ocorreu no dia 29 de julho de 1890, e o pintor que havia sofrido diversos episódios de alienação e chegou a cortar a própria orelha, chegando a disparar um tiro no peito. A arma nunca foi encontrada.
Agora, os escritores americanos Steven Naifeh e Gregory White Smith estão fazendo uma afirmação surpreendente: Van Gogh morreu atingido por uma bala perdida disparada por um adolescente. Foi portanto vítima de um atirador imprudente. Sua biografia intitulada " Van Gogh: A vida", está sendo lançada hoje nos Estados Unidos.
trocadas entre o pintor e sua família, até então, nunca publicadas.
Confirmada, a explicação de Naifeh e White Smith poderia alterar a história da arte. O livro acrescenta mais um detalhe na vida do homem que não conseguiu vender um só quadro em toda a sua vida.
Para sua investigação, Naifeh e White Smith tiveram acesso a  informações do museu Van Gogh e recorreram a detalhes da vida do pintor, desde a obscuridade de seus primeiros anos na Holanda ao luminoso sul da França.. Tiveram acesso a centenas de cartas da correspondencia trocada entre o pintor e sua família, nunca antes publicada.

El País

Nenhum comentário: