Translate

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

BARREIRA INSTRANSPONÍVEL

"O problema do arqueiro não se resume ao desgaste físico. Não. Ele sofre um constante, um ininterrupto desgaste emocional. Debaixo dos três-paus, parado, dá ideia de um chupa sangue que não faz nada, enquanto os outros se matam em campo. Ilusão! Na verdade, mesmo sem jogar,mesmo lendo gibi, o goleiro faz mais que o puro e simples esforço corporal. Ele traz consigo uma sensação de responsabilidade que, por si só, exaure qualquer um. Amigos, eis a verdade eterna do futebol: - o único responsável é o goleiro, ao passo que os outros, são uns responsáveis natos e hereditários. Um atacante, um médio e mesmo um zagueiro podem falhar. podem falhar e falham vinte, trinta vezes,num único jogo. Só o arqueiro tem que ser infalível. Um lapso do arqueiro pode significar um frango,um gol e, numa palavra, a derrota."
Nelson Rodrigues

Blog: Faz tempo que  não o encontro. Para mim, futebolisticamente falando, é um  herói itajubense. Lógico que falo do Marquinho do Banco Nacional. 
Conversamos longamente no aniversário da Vera, irmã da Bah.
Durante a maior parte do tempo, sobre futebol.
Ele jogou no Estádio Cel Belo Lisboa, no Smart, na Escola de Horticultura, na Praça de Esportes, no Batalhão, na Imbel, etc, etc.
Sempre atuando no gol. 
Depois de muita conversa, um pouco sem jeito para não magoá-lo, perguntei-lhe se tinha ideia de quantos gols tomara em todo a sua carreira (jogos oficiais).
Ele não se assustou e nem ficou magoado com a insólita pergunta. Fixou os olhos na luminária e sob o som de um aparente bolero, tocado pelo conjunto musical, confessou:
- Pelos meus cáculos, uns 5 mil.
E como se despertando, acrescentou rapidamente:
- Praticamente todos indefensáveis.
Aproveitando o bom momento, porém já abusando, ainda perguntei:
-Algum frango de placa?
Ele afastou a cadeira e levantou-se lentamente. Tomando gentilmente a esposa pela mão, deu um curto e seco boa noite.
Continua meu amigo.

ER    

Nenhum comentário: