Translate

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

OUTRAS COBAIAS

Ruy Castro escreveu hoje na Folha. Legal.

"A primeira vez que ouvi a frase foi de um jornalista americano da revista "Rolling Stone", em 1980. Num restaurante, no Rio, perguntei-lhe se achava que os grandes drogados sempre começavam pela maconha. Separando os restos de macarrão que se imiscuíam por suas melenas e barbas, ele respondeu: "Alguns começam ainda mais cedo -pelo leite".

Na hora, apenas ponderei e assenti com a cabeça. Bela sacada. Fazia sentido. Claro, todo mundo começa pelo leite. Ah, ha. Não me ocorreu ali que, não importa a origem do leite, materno, de vaca ou em lata, é raro uma criança saltar direto do peito ou da mamadeira para o violento esporte nasal. Afinal, não se vendem drogas em padarias ou supermercados.

Desde então, nunca mais de deixei de ler ou ouvir o argumento do leite. É invocado toda vez que alguém, ao defender a legalização da maconha, tenta desfazer seu estigma de ser uma porta de entrada para as outras drogas. Diz-se que não há comprovação científica -e talvez não haja mesmo.

Que tal, então, uma comprovação estatística? É só pesquisar em instituições sérias de tratamento de dependentes químicos. Conheço bem -e por dentro- algumas delas, no Rio e em São Paulo. Noventa por cento de seus dependentes de cocaína, crack, ecstasy ou comprimidos de venda "controlada" começaram pela maconha. E apenas porque os traficantes com um nome a zelar se orgulham da variedade de seu estoque. Só não vendem leite.

É provável que, pela força de seu lobby e por haver cada vez mais advogados, juristas e juízes entre seus usuários, um dia a maconha seja legalizada indiscriminadamente. Gostaria só que, antes de o Brasil adotar a medida, ela fosse testada, não na Holanda, que é pouco maior que Paquetá, mas em países grandes e com uma saúde pública à altura -EUA, Inglaterra, França. Que eles sejam as cobaias."

Ruy Castro





2 comentários:

Anônimo disse...

O ser humano impressiona por algumas atitudes:
Por exemplo,
Mesmo sabendo a desgraça que as drogas acarretam ao usuários e suas famílias, por que muitos as usam?

Anônimo disse...

Anonimo...
Porque jamais existirá sociedade sem drogas. Diz a psicoterapeuta e diretora da Associação Internacional de Redução de danos, entidade sediada na Australia ,que reune 2 mil profissionais do mundo todo e estabelece diretrizes para lidar com a questão.
Os especialistas acreditam que se não é possível livrar o mundo das drogas, é melhor aprender a conviver com elas. É ensinar as pessoas a usar essas substancias com o máximo de segurança possível.
(Veja entrevista minuciosa de Monica Gorgulho para a revista Época)
Um abraço