Translate

sábado, 20 de novembro de 2010

MANCHESTER UNITED

O dia 6 de fevereiro de 1958 é uma data gravada a fogo na memória futebolística britânica. Naquele dia o avião que transportava o Manchester United de volta ao Reino Unido desde Belgrado, caiu perto de Munich. Morreram 23 pessoas, oito delas da equipe que ia a caminho de converter-se em uma das melhores da história. Mais de 50 anos depois, a  BBC recordará a historia em um filme que será lançado no ano que vem e está sendo rodado por estes dias.
O avião Elizabethan da companhia BEA, que havia partido de Belgrado onde o Manchester havia eliminado o Estrela Vermelha, fez uma escala no Aeroporto de Munich para reabastecimento. No meio da neve, ao pousar, patinou na pista , bateu em uma vala e se chocou com um prédio.
Dos 43 ocupantes do avião morreram de imediato 22: sete jogadores, oito jornalista,três funcionários do clube, um torcedor, dois membros da tripulação e um trabalhador da agencia de viagens. O jogador Duncan Edwards morreu dias mais tarde no hospital onde havia sido internado em estado crítico.
Comandava a equipe o técnico Matt Busby, que sobreviveu ao acidente e foi capaz de armar outro Manchester United que conquistou a Copa Europa de 1968. Bobby Charlton, estrela do futebol inglês e Campeão do Mundo em 1966, foi o mais jovem dos sobreviventes. Em torno do legendário técnico  e de seu assistente Jimmy Murphy, que assumiu o papel de treinador durante a recuperação de Bubsy, se armou um novo Manchester que renasceu da tragédia aérea.

(El País)

Nenhum comentário: