Translate

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

SISTEMA BUILT-TO-SUIT E ITAJUBÁ

Ainda falando sobre a possibilidade da nova unidade industrial Siemens vir a ser implantada em Itajubá, comentamos sobre uma maneira de tornar o "opção Itajubá", praticamente imbatível.

O modelo conhecido como built-to-suit consiste na construção de empreendimentos por encomenda para posterior locação. É usado no mundo inteiro.

Segundo informações, Itajubá teria uma das maiores poupanças do Estado, basicamente originada de grandes comerciantes e industriais.

Itajubá tem empresas de terraplenagem, construtoras e empresas de engenharia.

Uma grande empresa industrial não tem interesse em imobilizar parcela do seu capital em construção civil. E já deve ter o pré-projeto de construção civil pronto.

É possivel uma parceria publico-privada, com a Prefeitura participando de uma empresa com objetivos especificos (por exemplo, cedendo a área).

Os bancos têm demonstrado grande interesse em financiar esse tipo de negócio, tendo como garantia o próprio aluguel do imóvel por um período longo (15 a 20 anos).

O valor do aluguel estaria em torno de 1% do valor do valor do imóvel.

Os 1.400 empregos diretos se transformariam em quase 5.000, considerando os segmentos de comércio e serviço. Irão proporcionar mais movimento e mais ICMS.

Concluindo (de forma bem preliminar):

Poderia ser estudada a constituição de uma empresa, com a participação da Prefeitura e de um grupo de empresários locais, para estudar o projeto de construção do prédio industrial, que seria oferecido de imediato como alternativa para a empresa investidora.
A cidade poderia oferecer o prédio em aluguel, pronto para a empresa começar a funcionar, com um contrato de locação garantido por 15 ou 20 anos. 

No seu passado, Itajubá sempre primou pela inovação. A projeto não é fácil, mas temos na cidade todos os players necessários para um empreendimento nesses moldes.

A "opção Itajubá" ficaria imbatível.

ER



  

Nenhum comentário: