Translate

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

ITAJUBÁ TENIS CLUBE - ITC


Bons momentos. No início dos anos 60 a cidade gravitava em torno da "Praça de Esportes". Tirando as piscinas do Batalhão e da Imbel (eram restritas) a do ITC era a única da cidade. O Clube era dirigido pelo Sr. Álvaro Mandolesi (da padaria), pelo Roberto Lamoglia (estudante ainda) e sob a gerência de José Luís Chiaradia, o famoso e saudoso Califa. Ah, nos exames médicos (eram obrigatórios para nadar), o Dr. Orlando.
Com a novidade da piscina, a molecada (eu tinha 13 anos) nadava com chuva, com frio e até com sol. O ambiente era sensacional e a palavra do Califa inquestionável.
Um detalhe me desagradava e custou para mudar o meu pensamento a respeito. Falo do som dos alto-falantes e das músicas que tocavam (creio que era o gosto do Presidente Roberto Lamoglia). Em plena era do rock and roll, descobriram um LP de um cantor baiano e um ritmo novo, que não tinha nada com piscina, esporte e brincadeiras.
Era a bossa nova e o cantor, João Gilberto. A música repetida centenas de vezes por dia era "Chega de Saudade" (Vinícius/Jobim). Era um saco.
Confesso que fui aprender a gostar de bossa nova já perto dos 30 anos. Virei fã de João Gilberto. 
Os torneios da Primavera paravam a cidade. Quando servindo o exército (estava lá fardado) assisti e tentei ajudar a apartar a maior briga que vi em Itajubá, entre os estudantes de engenharia e os soldados do batalhão. Perdi a minha farda. Rasgou-se toda no alambrado.
Foi um descontrole sem tamanho do Major Ferreira.
Alguém deve lembrar dessa noite.
Ouçam:

ER     

3 comentários:

Unknown disse...

Caramba ! esta saiu do baú do 257. eu estava no tigrão naquela noite.Não entrei no quebra-quebra. era muita gente brigando. me mandei antes que o reforço do batalhão chegasse. Os animos estavam muito exaltados antes do jogo- 4o.BE x EFEI . Deu no que deu. Muita gente(inclusive mulheres e crianças) machucada e um Cabo do exercito semi-nu no Tigrão. rs...rs...rs
marco del ducca

Edson Riera disse...

Marco,

O negócio foi feio. No outro dia ganhei uma farda passeio novinha em folha.

Lembro-me de ver um Cabo de Cristina empelotado com um estudante na arquibancada.

abraço,

257 (sem alteração)

wartão disse...

Zé, apesar de não ser itajubense de nascimento mas sim por adoção, me lembro com muitas saudades do ITC, a famosa "Praça de Esportes" e mais ainda do amigo Califa.
Tenho uma passagem inesquecível de um jogo de basquete contra a seleção do Senegal naquela quadra externa, antes do Tigrão.
Os "rachas" de futebol no domingo de manhã no campinho da Praça eram imperdíveis. Grandes craques desfilavam a sua categoria por lá: Tata, Tomate, Rubinho, Gatinho, Laurinho, Licinio, Ado Faria, Afonsinho, Sórates, Décinho, etc..
Os torneios de Primavera e posteriormente de Inverno, agitavam a cidade inteira e o Califa sempre presente e ajudando no sucesso dos jogos.
Tempo bom que não volta mais, mas que nos traz grandes lembranças.