Translate

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

FATOS QUE INCOMODAM


GUERRA DO PARAGUAI

No Grupo Escolar e no Ginásio nos ensinaram sobre a Guerra do Paraguai. Conhecemos e aprendemos a cultuar os nossos heróis. Com o tempo vamos conseguindo mais informações e com tristeza tomamos conhecimento do outro lado da história. Não sei o que ensinam hoje para as nossas crianças, mas a realidade foi um pouco diferente.
Em 1979 li o livro "Genocidio Americano - A Guerra do Paraguai, do Júlio José Chiavenatto. Daí prá frente, quanto mais buscava informações, mais tristezas.
No dia 16 de agosto é comemorado no Paraguai o "Dia del NIno" em homenagem às crianças de "Acosta Ñu". Foi uma das últimas batalhas da guerra e segundo os historiadores uma das mais terríveis da história. Em um campo aberto coberto por um capinzal, em círculo, 3.500 crianças paraguais, de seis a quinze anos, acompanhados por 500 soldados veteranos, lutaram contra 20.000 soldados brasileiros. Os meninos que não morreram no ataque foram degolados. No final do dia quando as mães vieram recolher os mortos e feridos, o Comandante brasileiro Conde D´eu (francês) mandou incendiar o campo.
O Paraguai começou a Guerra com 800.000 habitantes e terminou com 194.000. Sobreviveram apenas 14.000 homens, dos quais 9800 com menos de dez anos.

Guerra é uma guerra, todos irão dizer... Mas é bom conhecer o outro lado. O conhecimento ajuda a entender um pouco o presente.

ER  

4 comentários:

Anônimo disse...

Se encorajasse de ver outro lado da Dilma, tenho certeza, seria mais comedido para agredi-la tanto.

Antônio do PT - Itajubá

Edson Riera disse...

Antonio,

Já publicamos um perfil simpático da Dilma no blog. Comentamos mais duramente sobre "a candidata". Para mim não fez porque, ser ungida para ser chefe da nação.
edson

Aldogon2009@gmail.com disse...

Concordo. A Dilma é uma paraquedista que está caindo no nosso colo. Vamos ter de engoli-la como sapo, e só torço para que ela coloque as manguinhas de fora, pois quem acha que o Exército está mal das pernas, saiba que ninguém precisa de fuzil R-15 e similares para dominar esse Brasil. E o que foi feito uma vez pode ser repetido, e será, sem dúvidas, e rezo para isso. Ao menos naquela época não tinhamos drogas, não tinhamos violência e não tinhamos tanta roubalheira como agora. E nós pagando esse tanto de bolsas do PT.
O outro lado da Dilma é seu avesso, e se ela bobear o Brasil vai ver esse outro lado na mesa do IML.
Aldo do anti-PT

Aldogon2009@gmail.com disse...

Agora, voltando ao assunto real, o Paraguai foi mesmo trucidado, a mando dos ingleses, isso porque era o pais mais adiantado da america do sul. Ao inves de ficar comprando dos ingleses, comprava 1 e copiava, como por exemplo, trens. É a filosofia atual dos japoneses, chineses... E o Brasil se prestou a isso. Vergonha! Acho que por esse motivo damos tanto hoje para eles, como Itaipu. Tentativa de remissão e remorso...