Translate

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

MENTIRA SERÁ SEMPRE MENTIRA !

Temos ouvido nos últimos dias através da candidata Dilma Rousseff os maiores descalabros sobre números. Pior do que não saber sobre o que está falando, é falar com o intuito de enganar as pessoas.
Goebbels, ministro de Hitler, afirmava que uma mentira mil vezes repetida se torna uma verdade.
Não, uma mentira será sempre uma mentira.
O "viver é perigoso" não pretende fazer proselitismo. Cada um vote em quem julgar melhor preparado. Votem no futuro e não no passado.
Não somos experts em economia. Somos leitores diários de jornais, revistas e livros e a idade já quase avançada nos oferece possibilidade de lembrar o que aconteceu recentemente e o que está acontecendo agora. Sem paixões.
Os dados abaixo são coletados da mídia diária.
1 - SOBRE O CRESCIMENTO
Nos sete (número sintomático) anos de governo Lula a expansão da economia brasileira de 27,16%. Atenção: bem abaixo dos seguintes países:
Panamá - 65,56%
Argentina - 65,05%
Peru - 57,14%
Venezuela - 44,98%
O Brasil só avançou mais do que :
Paraguai - 26%
Nicarágua - 23%
El Salvador - 16%
México - 12%
China e Índia que compõem o grupo dos Brics também crescem sistematicamente mais que o Brasil.
2 - SOBRE A DÍVIDA EXTERNA
A dívida externa no final do governo FHC somava US$210,7 bilhões e em 2009 (Lula) caiu para US$198,2 bilhões. Portanto, com uma queda de 6% e não totalmente quitada, como apregoam.
3 - INFLAÇÃO
Inflação fora de controle quem enfrentou foi o governo FHC. O acumulado em julho de 1994 estava em 5.000%. Quando a inflação subiu em 2002 no último ano de Fernando Henrique pela incerteza eleitoral criada pelo velho discurso radical do PT, ficou em 12%. A grande vitória contra a inflação foi conquistada no governo Itamar Franco, com FHC de Ministro da Fazenda.
4 - POSIÇÃO DO PT
O PT sempre foi contra o Plano Real. Foi contra o Plano de Estabilização Fiscal. Foi contra tudo o que deu certo na economia, inclusive na privatização das comunicações, que conseguiu deixar o país no estado elevado que se encontra hoje.
Os petistas com cabeça, inclusive alguns que estão na área econômica do atual governo, sabem que o grande mérito do PT foi contrariar o seu próprio discurso abandonando suas próprias propostas, por ter percebido (não sei como) o valor da estabilização.
ER

Nenhum comentário: