Translate

sábado, 26 de junho de 2010

QUEM É FELIZ COM DILMA ?

Logicamente a oposição não está. Creio que os petistas conscientes também não estão.
Primeiro porque historicamente ela não é do Partido. Ela vem do PDT do Brizola, que tratava o Lula como "sapo barbudo". Não existe afinidade nenhuma.
Há há um ano, não se falava nem de brincadeira no nome Dilma.
Contrariando e desprezando toda a maneira petista de ser, que é o princípio das discussões internas, análises de propostas e direito integral de posicionamento, o presidente Lula, literalmente tirou da cartola o nome da sua gerente de projetos, ou como ele mesmo disse, a mãe do PAC.
Pior. Trocou a alma e a vida partidária nos Estados por acordos políticos estranhos que visam exclusivamente o sucesso eleitoral de sua escolhida.
Tudo calcado sobre o extraordinário índice de aprovação do seu nome, principalmente, como as pesquisas indicam, juntos as regiões e camadas mais necessitadas do país.
Quem então estaria feliz ?
Simples:
O Lula pela vaidade. As centenas de milhares de pessoas que ocupam cargos públicos. As empreiteiras e bancos que nunca ganharam tanto. O PMDB que manterá o sua gorda fatia de participação no governo e os beneficiários dos programas de bolsas. (que não são poucos).
O processo de trocas funciona que é uma beleza.
O PMDB sustentou Lula quando do mensalão, ou ele correria o risco de cair. Lula sustentou o Renan Calheiros e o Sarney, ou os dois teriam sido cassados.
Dilma teria força ou disponibilidade para manter esse jogo ?
Às vezes passa pela minha cabeça, que se acontecer a eleição de Dilma, a sua primeira e maior dificuldade será o a convivência com o próprio Lula.
Em segundo, a ganância peemedebista.
Ainda tem muita água para passar debaixo da ponte até as eleições.
ER

Nenhum comentário: