Translate

domingo, 6 de junho de 2010

OUTRA VISÃO SOBRE A FAIXA DE GAZA



FAIXA DE GAZA
No desenho ao lado, é a área em branco, com 360 kms2. Tem 41 kms de comprimento e largura variando de 6 a 12 kms. Está situada no litoral do mar mediterrâneo, tendo como fronteiras, o Egito ao sul e Israel ao norte e a leste. Gaza é a principal cidade desse território palestino, governado pelo grupo terrorista Hamas, que tomou o poder em 2007 do grupo Fatah.
Todo o território é cercado por muralhas e ali vivem 1,5 milhão de habitantes.
Israel controla tanto o acesso marítimo, quanto o espaço aéreo. Todas as embarcações com materiais diversos destinados aos palestinos de Gaza, são obrigatóriamente inspecionados pelos israelenses. Esse controle é feito para se evitar o envio de armas para o Hamas, sendo considerado fundamental para a segurança e sobrevivência do Estado de Israel, que mantém um corredor de passagem para ajuda humanitária aos palestinos de Gaza.
Desde 2006 os EUA, Israel, Canadá e a União Européia congelaram financiamentos para o governo palestino do Hamas, reconhecendo-o como uma organização terrorista.
A expectativa de vida na Faixa de Gaza é de 73 anos. A taxa de mortalidade infantil é de 17,71 por cada mil nascimentos.
20% da população de Gaza tem computador pessoal em casa e tem acesso a internet em banda larga e também conexões discadas fornecido por quatro provedores instalados na região.
Segundo relatórios, 81% dos lares em Gaza têm acesso a telefone celular e o provedor de celular Jawwal, de propriedade da Autoridade Palestina, tem mais de um milhão de assinantes.
É bom termos conhecimento, mesmo que razoável, sobre o assunto, para não julgarmos de imediato a causa do Hamas como simpática. A questão é seríssima e milenar envolvendo milhares (ou milhões) de mortes dos dois lados.
Hoje o Irã ofereceu seus navios de guerra para escoltarem os navios de ativistas que tentam furar o bloqueio de Israel. Guerra à vista.
Oremos para que isso não aconteça.
ER

Um comentário:

garimpando... disse...

É, Zezinho, mas lembremo-nos que o judeu é um ladrão de terras, um MST milenar, porque desde a época de Josué ele já tomou Jericó e muitas outras cidades, e matou todo mundo... Parece que em Gaza querem fazer um Auschwitz às avessas, por vingança. Sem dúvida que tem de se proteger, mas mais ou menos dia terão de fazer o estado palestino. Isso se o Armagedon não vier antes, o que é improvável, desde que parece que ele já começou. Um abraço
Aldo