Translate

sexta-feira, 4 de junho de 2010

A DECISÃO VAI SER EM MINAS


Pensar política é gostoso principalmente quando não se está diretamente envolvido em eleições. Aqui no interior, embora não tenhamos tantas informações "de cocheiras", levamos vantagem por não sermos assediados por "verdades plantadas" e envolvimentos pessoais.
O nosso Estado tem 10,7% do eleitorado brasileiro, isto quer dizer, 14,3 milhões de eleitores. Na eleição de 2006, tanto Lula quanto Aécio tentavam a reeleição.
Aécio teve 77,03 % dos votos dos mineiros.
Lula teve 65,2% e Alckmim 34,8%, mesmo sendo do mesmo partido e teoricamente apoiado pelo Aécio. (configurou-se o que foi chamado na ocasião de "votação Lulécio").
Desta vez os dois políticos estão fora do combate para cargos executivos (Aécio deverá sair para o Senado).
Se Aécio conseguir transferir uma parte substancial do seu prestígio acumulado, tem grandes chances de eleger o seu sucessor Anastasia.
Quem conseguirá transferir mais votos em Minas Gerais para os candidatos a presidente ? Lula para a Dilma ou Aécio para Serra?
Lula virá com tudo, inclusive sacrificando uma eventual candidatura do PT mineiro, objetivando obter um palanque único e apoio do PMDB. Ninguém tem dúvida do empenho de Lula em nosso Estado para ganhar a eleição para presidente.
Aécio viria com tudo para ajudar o PSDB e o Serra ?
Eis aí o enigma. Em 2002 com o próprio Serra como candidato e em 2006 com o Alckmim, isso não aconteceu.(vide números lá em cima)
Numa maneira simplista de ver, Lula quer a vitória Dilma em Minas e dane-se o resto: PMDB, PT, Hélio, Pimentel, Patrus, Virgílio, etc.
Poderia pensar o mesmo de Aécio. Quer a eleição de Anastasia e que o resto que se vire. (para o Senado ele irá mesmo sem pedir um voto)
Quase diria que Aécio e Lula almejam a mesma coisa.
Pelo seu caráter, jamais Aécio apoiaria uma ideia dessas. O que poderia acontecer (em termos de eleições presidenciais) e aproveitando a copa do mundo, seria atuar mais no meio do campo, tocando bola com categoria e esperando o tempo passar.
Agora, se ele vestir realmente a camisa do Serra, saiam da frente.
Veremos.


ER

5 comentários:

Anônimo disse...

Riera

Vai ser realmente dificil o Aécio investir na vitória do Serra e ficar aguardando 8 anos para ser candidato a presidencia , sabendo do desgaste natural de qualquer governo depois deste tempo , e em um país , em que na politica , 8 anos é uma eternidade .
Aguardemos .

Alaor

Alaor

Edson Riera disse...

Alaor,
Quanto a isso tudo bem (8 anos). Duro seria considerar 4 anos da Dilma e com toda a certeza, em seguida, a tentativa de mais 8 do Lula. Daria 12 anos.
Desconfio que não estarei mais por aqui.
edson

Rafael Pereira disse...

Edson, se a Minas for decidir as eleições vai ficar complicado pro Serra, pois as pesquisas demosntram a Dilma na frente em Minas, algumas até com grande vantagem!

Meu pitaco é que Aécio priorizará a eleição do seu protegido, pois se isso acontecer e o Serra perder ele passa a ser a maior, ou melhor, a única liderança nacional eleitoralmente concistente do PSDB, deslocando a centralidade do partido, que até hj é São Paulo pra "beagá".

Rafael

Edson Riera disse...

Rafael,
Creio que Minas decidirá as eleições. Sua análise faz sentido. O Serra só será eleito se ganhar e bem em Minas. Quanto ao PSDB será mais fácil se deslocar para o Rio (Aécio não sai de lá).
A coisa vai "pegar" será depois da Copa.
abraço,
edson

Anônimo disse...

Rafa,

Parabéns, pois o bloqueiro esta mandando abraço.
Bom sinal mostra seu respeito ao nosso PT.
Vc é o único a receber tal afago.
Aiaiaiai que ciumes.

Migão do PT