Translate

segunda-feira, 10 de maio de 2010

PARQUE TECNOLÓGICO

Muito se comenta sobre o Parctec e se disvirtua muito os principios. Desde 1990 e pouco, que o assunto tem sido discutido em Itajubá. Grande parte (ou a totalidade) se deve ao Professor Renato Nunes, Reitor da Unifei.
Se não avançar agora, creio que dificilmente irá depois. As condições são favoráveis. Temo apenas a ausência de gente capaz para se envolver com um projeto dessa magnitude. Apenas disposição não basta. O nosso projeto é mais humilde, mas sempre imagino o Dr. Theodomiro, falando de sua escola de engenharia para os conhecidos da época.
A Rússia está construindo nas proximidades de Moscou a sua cidade científica. Cyberjaya, com o intuito básico de converter ideias em produtos. O Presidente Dmitri Medvedev definiu as cinco prioridades a serem promovidas:
Comunicações
Biomedicina
Espaço
Energia Nuclear
Conservação daa Energia
Nos moldes da parte sul da Bay Área, na grande São Francisco - EUA, a China tem um aglomerado em Tianjin, nos arredores de Pequim.
Na França tem o mesmo em Sophia Antípolis (para onde imagino que o reitor queira ir quando morrer).
Todas essas áreas foram criadas com a forte participação governamental e são muito bem sucedidas na tarefa de atrair a fomentar a iniciativa privada. É necessário a concessão de isenções tributárias e bônus por parte dos governos.
Seria, dentro do espírito inovador, de imediato, necessário a Unifei criar uma Diretoria Comercial agressiva para vender a ideia e atrair as empresas.
Preocupa-me a transferência de poder legislativo e judiciário para a região, juntando-se ao executivo instalado, inclusive com garagem e oficinas de veículos. (desconheço detalhes sobre esses investimentos).
Preocupa-me o disvirtuamento do Parque Tecnológico, com a instalação de empresas produtoras normais e geradoras de empregos imediatos.
Tenho dificuldade de vislumbrar nas equipes constituídas, pessoas com visão suficiente para alavancar esse projeto de desenvolvimento. Isso não é tarefa para homens convencionais.
Continuo com o meu papel de crítico animador (e sonhador).
(dados TNYT)
ER

2 comentários:

Anônimo disse...

3 postagem.

Blogueiro você é nossa salvação,
deixa de lero......lero,
prepara para a eleição
e vamos dançar bolero..
(verso magnifico)

Edson Riera disse...

Depois
de bento dezesseis
Talveiz

edson