Translate

quarta-feira, 26 de maio de 2010

MINHAS MEMÓRIAS - HÉLIO BICUDO


Gosto muito de ler biografias. No final de semana reli (tinha lido em 2006) o livro "Minhas Memórias", do Professor, jurista, jornalista e político, Dr. Hélio Bicudo, um dos fundadores do PT.
Ele conta sobre a sindicância feita por ele e pelo hoje Deputado José Eduardo Cardoso, sobre as denúncias feitas pelo Paulo de Tarso Wenceslau sobre a atuação do Sr. Roberto Teixeira (compadre do Lula). Segundo ele, foi constatada a irregularidade envolvendo milhões de dólares. O PT mandou arquivar o processo por ordem direta de Brasília e (?) expulsaram o denunciante Paulo de Tarso. (detalhes de arrepiar no livro).
Diz ele no livro: "Passados os anos e vendo o desastre da administração federal petista, muito mais voltadas as práticas da direita - no campo econômico e, sobretudo, no ético - o escândalo do mensalão que representou a completa negação dos princípios que nortearam a construção do PT. Tudo o que defendíamos parece ter sido esquecido para pôr em prática uma estratégia para conquistar e permanecer no poder.
O partido se envolveu em negociatas para arcar com os gastos de campanha eleitorais e para financiar procedimentos escusos na formação de uma base de sustentação no Congresso. Nada mais em desacordo com a sua história.
O PT caiu na vala comum.
Quando vejo a política social em prática, lembro-me dos coronéis do século passado, que distribuiam botinas para os eleitores. Mas eles faziam com o próprio dinheiro. Hoje o afago ao eleitor pobre e ignorante é feito com dinheiro público.
Descobri que sonhar ficou impossível dentro do PT. Em setembro de 2005, deixei o partido. Foram 25 anos de militância.
Hélio Bicudo.

ER

2 comentários:

Anônimo disse...

Riera
Uma informação pra você .
O Paulo de Tarso é meu primo .
Seu pai era irmão de minha mãe .
Ele participou do sequestro do embaixador americano , junto com o Gabeira , o Flanklin Martins e outros , passou cinco anos preso ,ao sair da prisão terminou os estudos se formando em Economia na USP e foi um dos fundadores do PT .Quando era secretário da Fazenda em São José dos Campos na gestão da "Bailarina" ele denunciou as falcatruas ao PT e como prêmio acabou expulso do PT .
Ele também é primo pelo lado da mãe do Cícero e do Mané Machado que se formou um ano antes da gente .
Hoje ele é dono de um jornal em Taubaté .

Abraços

Alaor

Edson Riera disse...

Alaor,
Eu não sabia.Ainda bem que não o critiquei. Na realidade (se voce não leu o livro do Hélio Bicudo) ficou constatado que o Roberto Teixeira falava com as Prefeituras usando o nome do Lula. Todos sabiam da história. O Okamoto também é citado.
Lembrei-me disso quando reli o livro.
riera