Translate

quinta-feira, 13 de maio de 2010

CRIATIVIDADE BRASILEIRA

Vidinha pacata em São José dos Campos, para onde foram recém casados em 1960. Casa própria confortável, carro do ano, apartamentinho em Caraguatatuba, os dois filhos formados e bem casados, reclamar do que ?
Embora o salário de aposentado desse para viver com conforto (sem luxos), a patroa continuava insistindo em tocar o salão de cabeleireira instalado no bairro. Afinal, uma clientela de 20 anos não podia ser abandonada e com duas auxiliares o trabalho ficou mais tranquilo.
Com o vírus da criatividade latejando e observando, meio que longe o trabalho da Stella (sua mulher), veio o estalo, afinal 40 anos fabricando peças para a indústria aeronáutica...
Sonda daqui, indaga dali e descobre num sucateiro de porte, uma turbina completa Pratt&Whitney, que acionara , num passado não muito remoto, um jatinho de um banqueiro fugido.
Após muito pechinchar, troco-a por um chevette "de colecionador" que tinha na garagem. O negócio quase deu separação.
Levou quase um ano para reformar e adaptar o equipamento. O complicado foi transformar a alimentação para gasolina (originalmente era querosene). Toda a parafernália foi montada ao lado Salão Grenat, da Dnª Stella.
Depois dos testes de rotina, que foram rigorosos, mesmo sem anúncios ou propagandas direcionadas, inauguraram em janeiro, o primeiro alisamento de cabelos turbinado do mundo.
O sucesso foi total, com a Dnª Stella no atendimento ao público e o Chico na técnica de retaguarda.
A Noêmia linda jovem negra e modelo de um shopping no Vale do Paraíba submeteu-se ao tratamento, que é rápido: 3o minutos para a cliente ser acoplada na cápsula, ter os seus antigos cabelos umidecidos com um liquido especial (secretíssimo) e ser submetida a meros 5 minutos de turbina a toda força.
Mesmo com toda a proteção acústica, o ruído é ensurdecedor (tipo cabeceira de pista). Os vizinhos monetariamente convencidos não criam muito caso. (muito).
Resumindo sobre a aplicação da Noêmia: Tem reclamado que os seus negros cabelos ficaram tão lisos, que se embaralham com o simples vento provocado pelo assovio do namorado.
Para este ano não existem mais horários disponiveis, afinal só atendem 20 pessoas por dia e não trabalham aos domingos. Empresas de TV costumam ter horários comprados, sem definição da usuária. Preço da aplicação, R$ 300,00 e garantia de um ano, no mínimo, de lisura total.
Conheci três jovens da Boa Vista que após 120 dias de espera foram atendidas. Ficaram muito bem.
A impressão que se dá, quando caminham pela rua Felipe Pizzuto, é que um metro a frente, vai constantemente ligado um forte ventilador.
Esvoaçantes nos últimos.
Para o nosso orgulho, o Chico formou no Senai de Itajubá.
ER

Um comentário:

Alfredo disse...

Para constar, já que você deu o gancho: a quase totalidade de meus 50 funcionários é formada no Senai de Itajubá. Estão comigo há 19 anos. Gente leal e trabalhadora.