Translate

terça-feira, 4 de maio de 2010

COMER PODE SER PERIGOSO (4)

Recebendo Walter Bianchi para jantar.

Já que Walter sempre demonstrara profundo interesse pelos pratos baratos e populares, pensei que poderíamos começar com um potage à la Camerani, em que ele poderia saborear macarrão e queijo Parmesão ao mesmo tempo.
Depois algumas côtelletes de saumon Dorigny. Precisaríamos de um bom Madeira para o salmão, mas poderíamos obtê-lo em São Paulo. Com essas fatias de salmão, Sonia serviria batatinhas cozidas à holandesa.
Como peça de resistência, pensei em servir um pato. Assá-lo ao espeto sempre me parecera o melhor modo de preparar essa ave e Sonia podia rechear os patos com castanhas, cogumelos e aquelas azeitonas que tinham sido um dos frutos favoritos de Walter.
Em vez de servir mais batatas (um bom homem de Mogi Mirim come batatas com tudo, desde a sopa até a sobremesa) poderíamos ter um bolo com o pato e, em vez de legumes, haveria uma saladeira com alface fresca temperada à francesa com vinagre de estragão, um ovo cozido por pessoa e alguns alhos porós em vez de cebola convencional.
Para sobremesa, encomendaria sabayon chaud au vin de Porto. É uma sobremesa leve e perfeitamente de acordo com a preferência de Walter pelas refeições leves.
Depois do jantar, em vez de uísque (que ele detesta) ou de mais vinho, eu pretendo oferecer ao nosso grande amigo uma xícara de slemp (bebida preparada com leite, açafrão, chá, canela, noz moscada, açucar e farinha de milho e que depois de ferver bem devagar deve ser servida em xícaras).
Ele deve ter bebido muito slemp quando esteve nos Países Baixos, trabalhando como Diretor da Champion.
ER

5 comentários:

wartão disse...

Zé, eu e a Lidia, jamais mereceriamos um jantar desses que V. descreveu. Bastaria um "PF" daqueles que V. descreveu no blog algum tempo atraz e para completar a sua companhia e a da Sonia. Claro não poderiamos esquecer de uma bela cerveja gelada.
Tudo isso precedido por uma boa caipirinha e uns torresmos bem torradinhos.
E como sobremesa um bolo de fubá mineiro acompanhado de um belo cafézinho.
Garanto que saíriamos extremamente felizes e satisfeitos.
Sabe como se chama isso???
Saudades de Itajubá e dos bons amigos mineiros!
Abs.

Edson Riera disse...

Wartão,

A Lidia e você merecem ser recebidos com talheres Cristofle, louça Limoges ou Noritake, copos de cristal legitimo da Bohemia, pisando num kilim de camelo do afganistão, com som baixinho do Frank Sinatra acompanhado pela Orquestra do Tommy Dorsey.

Logicamente que a comida será preparada nos artefatos Le Creuset.

Brincadeira. Importante é a companhia e amizade.

abraço para a Lidia que continua muito bonita.

Edson Riera disse...

Wartão,
Em tempo, o jantar mencionado (cardápio) foi servido para o ex-Presidente Thomas Jefferson por Hendrick Van Loon.

Anônimo disse...

Riera

Você ficou sabendo que o Vartão esteve por aqui ontem , só me encontrei com ele por acaso .

Alaor

Edson Riera disse...

Alaor,

Passei pela praça e encontrei a Lidia e conversamos rapidamente. Já eram 11 horas e eu tinha marcado participar de uma entrevista na Futura Fm. Gostaria muito de encontrar com ele.

Riera