Translate

quarta-feira, 12 de maio de 2010

ASSUNTO SÉRIO PARA PENSAR

O Jornalista Sebastião Nery publicou diversas manifestações de entendidos (sempre no bom sentido) sobre a posição do Brasil no comércio mundial. Leiam o que disse o Professor e Economista, Paulo Rabello de Castro:
" A gente não vai pode ficar bancando o gostosão, quando somos cada vez mais produtores de commodities. Produtor de commodities é um bobalhão, por mais que respeitemos o trabalho desses produtores. Bobalhão no sentido de que não definimos o preço daquilo que produzimos. Não comandamos o que oferecemos. Portanto estamos ao sabor dos acontecimentos."
Continuou o Sr. José Augusto de Castro, Presidente da Associação de Comércio Exterior:
"Esta forte concentração de produtos primários na pauta de exportações é preocupante. São produtos sobre os quais o Brasil não tem qualquer controle, nem de preços, nem de quantidade."
Completou o Sr. Maurício Cárdenas, do Brookings Institute:
"O Brasil está se desindustrializando e se commoditizando. Se compararmos os Brics, China e Índia estão se industrializando, enquanto o contrário está ocorrendo no Brasil. China e Índia produzem as manufaturas para os mercados globais e o Brasil produz as matérias primas."
ER

Nenhum comentário: