Translate

quarta-feira, 21 de abril de 2010

PESQUISAS POLÍTICAS

Uma pesquisa eleitoral bem feita, por incrível que pareça, é prazeirosa de ser analisada. Temos diversos tipos de pesquisas, modos e conceitos de elaborá-las.
Para resumir, nós temos a qualitativa e a quantitativa. A primeira como o próprio nome diz, é feita no início da campanha para se obter dados, aspirações e disposição do mercado, para fins de orientação do candidato.
As quantitativas são feitas diversas vezes durante a campanha e, como dizem os especialistas, representam uma fotografia do momento.
Não vou escrever sobre esse assunto chato para a maioria das pessoas. Vou falar da reação dos candidatos ante as pesquisas. Cansaremos de ouvir isso durante 2010.
NA FRENTE
a) Se um político está na frente, estabilizado ou em alta, ele diz para a imprensa: Não está surpreso e que os números são resultado do seu trabalho e de toda a sua equipe e principalmente do povo que está ansioso por mudanças (ou pela sequência desse trabalho sério que não pode ser interrompido) e está compreendendo a sua mensagem.
b)Nas reuniões internas ora (do verbo orar) para os seus assessores: A guerra está só começando ! Não quero ninguém de sapato alto ! Não tem nada ganho ! Temos que ter cuidado com aqueles bandidos ! Irão jogar sujo !
POR BAIXO
a) Se um político está por baixo e com números estagnados ele diz para a imprensa: É uma foto do momento. O importante é que estamos em curva crescente e caminhamos para a virada. Nossa campanha é do David contra Golias. Eles têm a máquina nas mãos. E tem mais, nunca olhei para pesquisas na minha vida. Desconfio dessa coleta de dados. O importante é no dia e nesse dia estaremos lá (?).
b) Nas reuniões internas berra (de portas trancadas) com os assessores. PQP ! O que vocês estão fazendo ? Uma cagáda atrás da outra ! Eu me mato de trabalhar e andamos a passos de tartaruga ! Se não ganharmos vocês estão todos f...
Se precisarem mentir mintam, prometam, insultem, falem da mulher dele, dos filhos. Vamos virar isso.
Vamos nos abraçar. Pastor ! chamega aquela oração caprichada para unir a turma. Vamô lá ! Vamô lá...
Em tempo: Sobre pesquisas qualitativas, confirmo: Itajubá em alguns aspectos e principalmente em termos de conservadorismo, só perde para Salt Lake City.
ER

3 comentários:

Anônimo disse...

PESQUISA 2

Com a finalidade de afastar cabos eleitorais, que tiram votos, pesquisamos na cidade 100 pessoas para indicarem 3 pessoas que, o pesquisado, nunca ouviu uma única pessoa falar bem.
O resultado foi:

(estaremos anunciando assim que a pesquisa for publicada na Justiça Eleitoral)

Obs: Todos os três frequentam o café do Vadinho

PESQUISADOR

Anônimo disse...

Estou curioso para saber o resultado da pesquisa, mas se for os que estou pensando não será novidade.
Novidade mesmo é que a pesquisa é inédita.

Aldo II

Edson Riera disse...

Pesquisador,

A sua dificuldade vai ser desempatar. Três eu mão tenho certeza. Dois eu garanto que serão unanimidade. Desses dois, um (meu voto) deveria ser homenageado com uma estátua.

edson