Translate

quarta-feira, 24 de março de 2010

A PONTE QUEBROU !

No centro da foto está a ponte metálica (pintada de vermelho) que durante muitos anos ligou a Boa Vista e a Avenida, na Rua Maria Carneiro. O piso era de pranchas de madeira e foi inaugurada em 1903. Nesse mesmo local existe hoje a ponte Tancredo Neves. A primeira vista de casas ainda existe praticamente como na foto. Sequência da Av. Capitão Gomes (Barão do Rio Branco), que o pessoal chamava de "volta da linha", pois a ferrovia passava por ali. O prédio no fundo, à direita, era o antigo Asilo.
Pois bem : Observem com cuidado e vejam que a ponte está caída bem em seu meio.
Caiu sob o peso de um caminhão em 15 de julho de 1954.

Moleque com 7 anos corri até lá e presenciei todo o pós acidente. No mesmo local, só para pedrestes, o exército construiu uma pequena ponte sobre tambores.

ER

5 comentários:

Anônimo disse...

Edson, vc. foi buscar na história um acontecimento que eu estava a poucos metros de distância quando aconteceu. Eu morava na casa onde fica hoje o Toninho Poddis ( acho que ele já morreu ). Eu sempre quis saber exatamente quando foi ( achava que tinha sido entre 54/55 ). Agora vc. esclareceu. Eu também tinha sete anos. Isso aconteceu por volta das 9/10 horas da noite. Dois acontecimentos me marcaram nessa época - um foi esse e o outro foi o incêndio no Posto do Sr. Domingos Marcaccini ( não sei está certo o sobrenome). Eu estudava na casa da D.Dule ( mãe do Uldélio ) que ficava quase que ao lado do Posto.
Valeu pela recordação !!! Triste para alguns, eu sei.
Abraço.
Humberto.

Anônimo disse...

Zézinho.
Nós da Boa Vista vivemos intensamente esse periodo. Vc fala da Ponte de Tambores construida pelo Batalhão; foi nela que morreu um conhecido da molecada da Boa Vista - lembra-se do gay ANGELA MARIA. Torcedor fanatico do SMART.
Abraços e continue a nos proporcionar, com seu blog, lembranças de nossa infância.
Abraços
Gilbertinho

Anônimo disse...

Edson,

Sobre a ponte gostaria de acrescentar que o Sr. Marcos Grilo, na época, foi quem construiu e manteve a ponte de tambores por muito tempo.
Em reconhecimento a seu ato de cidadania ( neste tempo não tinha PT, mas tinha quem praticava cidadania de verdade)o elegeram Vereador.
O Exercito foi quem construiu a ponte de madeira, onde era mais ou menos os fundos do antigo Asilo dos Velhos.
Sua família através da Saudosa Dona Luzia e do não menos saudoso Sr. Mário, também, muito ajudaram.

Carlos

Edson Riera disse...

A grande verdade é que nós estamos antigos prá caramba.
Zezinho

Anônimo disse...

Zezinho, quem não está " antigo " é porque já morreu... Logo...
abraços.
Humberto.