Translate

sexta-feira, 19 de março de 2010

HUMILHAÇÃO



REVOLUÇÃO DE 1932

Todos já estudaram e conhecem bem a história da revolução de 1932, quando os paulistas sairam em defesa da Constituição contra os outros Estados do País.
É bom lembrar para os itajubenses, que o nosso guru maior, ou seja, o grande homem Theodomiro Santiago considerou justa a causa paulista e pagou caro por isso.Mas não é a discussão do momento.
Lembro-me de ouvir o meu Pai contar (ele tinha 12 anos na época da revolução), de ver passar pela estação ferroviária, vagões e mais vagões apropriados para carregar gado, lotado de jovens prisioneiros paulistas. A batalha mais cruenta da revolução foi em Passa Quatro (no túnel). A população da cidade corria para o local para insultar e até a cuspir nos indefesos prisioneiros, brasileiros e a maioria meninos.
Dizia o meu Pai que sentia muita pena e aquelas cenas o chateavam muito.
Humilhação é imperdoável.
Hoje, arrastam num camburão um engenheiro para fazer exames médicos complicados, o isolam de contato com a família, com amigos e com o mundo. Está pagando, antes do julgamento, pelos evidentes erros seus e também pelos desvios ocorridos no País deste a fundação da república.
A mídia de forma geral está vendo o acusado como patife e velhaco. Jamais imagina que ali tem um pai, tem um marido, tem um irmão e tem um filho. A ordem é apedrejar, pois enquanto as atenções estão voltadas para o desmanche físico e moral do pré-condenado, os desmandos, os desvios e o avanço ao butim, continua.
Humilhação é imperdoável.
ER

Nenhum comentário: