Translate

segunda-feira, 15 de março de 2010

VIDA DE ARTISTA (6)



TIM MAIA

Hoje faz 12 anos que o grande cantor e compositor Tim Maia faleceu.
Tim Maia (Sebastião Rodrigues Maia) nasceu em 28/09/1942 no Rio de Janeiro em uma família com 18 irmãos. Iniciou-se no mundo musical aos 14 anos tocando bateria no grupo "Os Tijucanos do Ritmo". Em 1957 formou com Roberto Carlos e Erasmo Carlos o conjunto "Os Sputniks". Viajou em 1959 para os Estados Unidos onde permaneceu por 4 anos, estudou inglês e atuou como vocalista em conjuntos musicais.
Retornando ao Brasil gravou seu primeiro disco, compacto simples, com músicas de sua autoria: "Meus pais" e "Sentimento"; em 1970 gravou seu primeiro LP "Tim Maia" destacando-se sua composição "Azul da cor do mar". No ano seguinte gravou LP com músicas como: "Só quero amar", "Preciso aprender a ser só" de Marcos e Paulo Sérgio Valle e outras.
Foi cantor e compositor de inúmeros sucessos; pela influência recebida quando morou e trabalhou nos Estados Unidos é considerado o "pai da soul music brasileira". Compositor de mais de cem músicas solo e com parceiros, além das citadas teve os seguintes sucessos : "Gostava tanto de você" de Edson Trindade, "Me dê motivo" e "Um dia de domingo" ambas de Michael Sullivan e Paulo Massadas. Foi um artista polêmico por expressar sem medo suas opiniões, mas reconhecidamente de grande talento como compositor e cantor. Faleceu em 15/03/1998.
Em homenagem ao grande Tim Maia, seguem uma de suas interpretações maravilhosas.

Dárcio Fragoso/Alfredo Junta
http://www.paixaoeromance.com/80decada/me_de_motivos/hme_de_motivos.htm




Nenhum comentário: