Translate

quarta-feira, 17 de março de 2010

VIDA DE ARTISTA (7)



ELIS REGINA


Hoje, 17/3/2010, a grande cantora Elis Regina faria 65 anos se viva estivesse.
A pequenina e graciosa gauchinha chegou ao Rio de Janeiro em março de1964, contratada pela TV Rio para o programa "Noites de Gala", onde atuou ao lado de Jorge Ben, Trio Iraquitan, Wilson Simonal e outros artistas.
A partir desse início sua carreira foi um enorme sucesso.
Elis Regina nasceu em Porto Alegre RS, em 17/03/1945. Gostando de cantar desde garotinha seus pais levaram-na com 7 anos ao programa "Clube do Guri" de Ary Rego, na Rádio Farroupilha de Porto Alegre, mas ela se recusou a cantar...Mais tarde em 1956 não só cantou mas no mesmo programa passou a integrar seu elenco fixo.
Em 1959 assinou seu primeiro contrato profissional com a Rádio Gaúcha de Porto Alegre; gravou seu primeiro LP "Viva a Brotolândia" em 1961; pelo sucesso alcançado, em março de 1964 transferiu-se para o Rio de Janeiro contratada pela TV Rio para o programa "Noites de Gala" com Trio Iraquitã, Jorge Ben, Wilson Simonal e Marly Tavares; passou a fazer parte da turma que cantava no Beco das Garrafas, conjunto de boates em Copacabana, reduto da melhor música brasileira na época; o nome veio das inúmeras garrafas atiradas pelos moradores dos edifícios vizinhos que precisavam dormir e não conseguiam devido ao barulho de tais boates.
Em 1965 venceu o I Festival de MPB da TV Excelcior com "Arrastão" de Edu Lobo e Vinícius de Moraes, recebendo então o prêmio Berimbau de Ouro; alguns dias depois estreou no Teatro Paramount em São Paulo o espetáculo "Elis, Jair e Jongo Trio" produzido por Walter Silva, o Picapau, dando início a uma infinidade de shows em teatros de todo o Brasil com enorme sucesso de público e crítica.
Seus maiores sucessos foram: "Arrastão" de Edu Lobo e Vinícius de Moraes, "Ensaio Geral" de Gilberto Gil, "O cantador" de Dori Caymmi e Nelson Motta, "Travessia" de Milton Nascimento, "Lapinha" de Baden Powell e Paulo Cesar Pinheiro, "Madalena" de Ivan Lins e Ronaldo Monteiro de Souza, "Romaria" de Renato Teixeira, "O bêbado e o equilibrista" de João Bosco e Aldyr Blanc, "Upa Neguinho" de Edu Lobo e Gianfrancesco Guarnieri e inúmeros outros.
Foi artista polêmica por dizer tudo que pensava mas como cantora é considerada pelos melhores críticos musicais a melhor do Brasil.
Foi casada primeiramente com o produtor musical Ronaldo Bôscoli com quem teve um filho, João Marcelo, produtor musical; casou-se depois com o pianista Cesar Camargo Mariano e tiveram dois filhos: Pedro e Maria Rita ambos cantores.
Faleceu em 19/01/1982 com apenas 37 anos.
Em homenagem à maior e melhor cantora brasileira de todos os tempos, curtam: (Só clicar abaixo)

Dárcio Fragoso/Alfredo Junta


Um comentário:

Saulo Caridade disse...

Grande Elis Regina.

Eu era bem jovem quando ouvi as musicas do disco Falso Brilhante, o melhor de seu repertório na minha opinião e algumas delas ficaram marcada em minha memória.
Até hoje quando ouço "Como nossos pais"; "Jardim de Infancia" tenho boas recordações.

Destaco neste excelente album , a faixa "Los Hermanos" de (Atahualpa Yupanqui)

Yo tengo tantos hermanos
Que no los puedo contar
En el valle, la montaña,
En la pampa y en el mar
Cada cual con sus trabajos
Con sus sueños cada cual
Con la esperanza delante,
Con los recuerdos detras
Yo tengo tantos hermanos
Que no los puedo contar
.
.
.
Yo tengo tantos hermanos
Que no los puedo contar
Y una hermana muy hermosa
Que se llama libertad