Translate

sábado, 16 de janeiro de 2010

É MUITO CARTAZ ! - (14)

CINEMA PARADISO

Sem dúvida um dos melhores filmes de todos os tempos. Do Diretor Giuseppe Tornatore, com Philippe Noiret (Alfredo) e Salvatore Cascio (Totó/criança). Filme comovente, que faz rir e chorar.
Aborda a amizade de um menino (Totó), com o projecionista do cinema (Alfredo) e se passa numa pequena cidade da Sicília.
Música muito bonita como sempre, de Enio Morricone.
Para ter em casa. Filme preferido do Eng. José Renato Daana.
ER

Um comentário:

Bah Gorgulho disse...

A cena mais emocionante para mim, é quando a mãe de Totó o esperava na praça, agoniada.. Ela o suepreendeu saindo do cinema ao lado de Alfredo e do funcionário que cobrava as entradas, e o censurou por estar tão tarde na rua. Perguntou se ele não havia comprado o leite para o irmãozinho.. Totó se calou. É claro que tinha gasto as 50 liras na compra do igresso.
Alfredo percebendo a situação pergunta ao funcionário o que encontrara sob as cadeiras, depois da inspeção final da noite. O funcionário começa a enumerar os achados: um pente,um isqueiro e...
Uma nota de 50 liras, não foi? Completou Alfredo, passando uma nota para o funcionário que alegremente passa a nota para as mãos do menino.
Zézinho.
Esta cena para mim é uma das mais emocionantes. E o filme também.