Translate

domingo, 31 de janeiro de 2010

CONTA GOTAS

1 - Há quanto tempo ninguém ouve falar do Geraldo Alkimim ? O famoso "picolé de chuchu". Nada de fotos nos jornais e nem entrevistas. Pois bem, está aí um caso muito comum que acontece no Brasil e muitas vezes não se percebe. A pessoa é promovida, elogiada, reconhecida e preferida, pasmem: Pela ausência, pelo sumiço.
Alkimim lidera disparado, e coloque disparado nisso, as pesquisas para Governador de São Paulo.
2 - A situação no Haiti já estava duríssima antes da tragédia do terremoto. Eram desumanas as condições de sobrevivência.
É verdade: após cinco dias do acontecimento, alguns soldados movimentando os escombros, deparam com uma senhora e conseguiram retirá-la com vida. Ela olhou severamente para os seus salvadores e disse: Para quê ?
3 - Quando criança ouvia os mais velhos dizendo: A chuva não para enquanto não vier a "enchente das goiabas". A Goiabeira da minha casa está lotada e as chuvas continuam. Não peçam goiaba pois quase todas estão com bichos (de goiaba, claro!). Só gostaria de saber como entram lá dentro.
4 - Lembrei-me da famosa história do pagé de uma aldeia de índios. Os companheiros perguntaram-lhe se naquele ano iria fazer muito frio. Ele disse: Irei consultar os deuses. E se afastou.
Longe, ligou o seu radinho portátil sharp (secreto) e ouviu a previsão dizendo que iria fazer frio. Ele repassou a informação, como fosse dos deuses.
A indiada disparou a cortar árvores e a guardar lenha. Passou mais um tempo e os índios perguntaram se ele tinha novidades sobre o frio.
Lá foi ele consultar os deuses. No radinho, a previsão era de muito frio. Recebida a notícia, lá se foram os índios a obter e a guardar mais lenha.
Como o rádio continuava a se preocupar muito com o frio que iria chegar, um colono foi até a estação de rádio e questionou sobre as informações.
O "homem do tempo" lhe confidenciou: É pela experiência. Temos informações de que os índios estão recolhendo muita lenha. Eles conhecem a natureza.
5 - Não sei se olharam e repararam. A última edição do jornal "O Sul de Minas" foi toda desengonçada, com anúncios enormes fora de esquadro. Parecia jornal de colégio. Já estaria sob "nova direção"?
ER

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá Zézinho,
Tudo bem por ai?
Respondendo a sua pergunta a respeito do jornal O Sul de Minas, este último número, foi ainda, sob a responsabilidade da equipe de jornalismo do Editor -Chefe, Moacir de Carvalho. A nova equipe assumiu hoje (01.02.10). Grande beijo.
Nilda Bitencourt