Translate

quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

OPÇÃO NUCLEAR


Enquanto os governos ocidentais ameaçam a Rússia com um pacote de sanções sem precedentes, para impedir o presidente Vladimir Putin de ordenar uma invasão à Ucrânia, há uma medida em particular que parece causar medo no Kremlin: cortar o país do sistema bancário global.

Parlamentares americanos sugeriram nas últimas semanas que a Rússia poderia ser removida da Swift, uma rede de alta segurança que conecta milhares de instituições financeiras em todo o mundo.

Atualmente a maioria das transações interbancárias internacionais, como ordens de pagamento e transferências bancárias, são realizadas por meio da rede SWIFT.

Para os poucos que estão chegando agora:

A Sociedade de Telecomunicações Financeiras Interbancárias Mundiais - Em inglês, Society for Worldwide Interbank Financial Telecommunication - é uma sociedade cooperativa internacional, com sede em Bruxelas, fundada em 1973 por 239 bancos de 15 países com o objetivo de criar um canal de comunicação global entre seus participantes, bem como padronizar transações financeiras internacionais. Hoje é usada por mais de 11 mil instituições financeiras para enviar mensagens seguras e ordens de pagamento. A Swift, que se descreve como uma instituição “neutra”, está incorporada sob a lei belga e deve cumprir os regulamentos da União Europeia.

A remoção da Rússia do sistema tornaria quase impossível para as instituições financeiras enviar dinheiro para dentro ou para fora do país, causando um choque repentino para as empresas russas e seus clientes estrangeiros, especialmente importadores de petróleo e gás comercializados em dólar americano. O corte encerraria todas as transações internacionais, desencadearia a volatilidade da moeda e causaria saídas maciças de capital.

Há precedente de remoção de um país do sistema. A Swift desligou os bancos iranianos em 2012 depois que eles foram sancionados pela União Europeia por causa do programa nuclear do país. O Irã perdeu quase metade de sua receita de exportação de petróleo e 30% do comércio exterior após a desconexão.

A Rússia tomou medidas nos últimos anos para atenuar o trauma caso seja removida da Swift. Moscou estabeleceu seu próprio sistema de pagamento, o SPFS, depois de ser atingida por sanções ocidentais, em 2014, quando anexou a Crimeia.

Viver é Perigoso

Nenhum comentário: