Translate

segunda-feira, 28 de maio de 2012

PRECISANDO DE UM GPS DE ÉTICA



Deu no Noblat - Entrevista do Ministro do STF a  ser publicada hoje no Consultor Jurídico.
* Essa conduta do ex-presidente da República, se confirmada, constituirá lamentável expressão do grave desconhecimento das instituições republicanas e de seu regular funcionamento no âmbito do Estado Democrático de Direito. O episódio revela um comportamento eticamente censurável, politicamente atrevido e juridicamente ilegítimo.

* Se ainda fosse presidente da República, esse comportamento seria passível de impeachment por configurar infração político-administrativa, em que seria um chefe de poder tentando interferir em outro.

* Tentar interferir dessa maneira em um julgamento do STF é inaceitável e indecoroso. Rompe todos os limites da ética. Seria assim para qualquer cidadão, mas mais grave quando se trata da figura de um presidente da República.

* Ele mostrou desconhecer a posição de absoluta independência dos ministros do STF no desempenho de suas funções.

* A Ação Penal será julgada por todos de maneira independente e isenta, tendo por base exclusivamente as provas dos autos. A abordagem do ex-presidente é inaceitável.

* Sem falar no caráter indecoroso é um comportamento que jamais poderia ser adotado por quem exerceu o mais alto cargo da República.

* A resposta do ministro Gilmar Mendes foi corretíssima e mostra a firmeza com que os ministros do STF irão examinar a denúncia na Ação Penal que a Procuradoria-Geral da República formulou contra os réus. É grave e inacreditável que um ex-presidente da República tenha incidido nesse comportamento.

* Surpreendente essa tentativa espúria de interferir em assunto que não permite essa abordagem. Não se pode contemporizar com o desconhecimento do sistema constitucional do País nem com o desconhecimento dos limites éticos e jurídicos.

* Episódio grave e inqualificável sob todos os aspectos. Um gesto de desrespeito por todo o STF.

* Confirmado esse diálogo entre Lula e Gilmar, o comportamento do ex-presidente mostrou-se moralmente censurável. Um gesto de atrevimento, mas que não irá afetar de forma alguma a isenção, a imparcialidade e a independência de cada um dos ministros do STF.

* Um episódio negativo e espantoso em todos os aspectos. Mas que servirá para dar relevo à correção com que o STF aplica os princípios constitucionais contra qualquer réu, sem importar-se com a sua origem social e que o tribunal exerce sua jurisdição com absoluta isenção e plena independência.

* Será um julgamento em que se observará todos os parâmetros que a ordem jurídica impõe a qualquer órgão do Judiciário. Por isso mesmo se mostra absolutamente inaceitável esse ensaio de intervenção sem qualquer legitimidade ética ou jurídica praticado pelo ex-presidente da República que não guarda qualquer legitimidade ética ou jurídica. Um comportamento estranho e surpreendente.

* A resposta do ministro Gilmar foi a que dele se esperava. Ele agiu com absoluta altivez. É um episódio anômalo na história do STF.

* De qualquer maneira, não mudará nada. Esse comportamento, por mais censurável, não afetará a posição de neutralidade, absolutamente independente com que os ministros do STF agem. Nenhum ministro permitirá que se comprometa a sua integridade pessoal e funcional no desempenho de suas funções nessa Ação Penal.

Noblat

8 comentários:

Anônimo disse...

Depois de ver a Suprema Corte de quatro diante da OAB; depois de ver que tiraram da pauta o Julgamento dos planos economicos; senti nojo, isso é vergonhoso!
Estamos com o Executivo contaminado, o Legislativo mais ainda, o judiciario submisso, as instituições todas na lama da corrupção, a igreja na politicagem, o que nos resta?
Pior ; em todos os niveis, união, Estado, Municipio!
Alguma coisa esta podre....alguma coisa precisa acontecer!

Enojado

Anônimo disse...

Tudo na vida tem PREÇO! E o PT sabe mais que todos nós usar este caminho em qualquer ocasião!

Não se iluda camarada! E nem acredite tanto que.... (eu não acredito!)

Nenhum ministro permitirá que se comprometa a sua integridade pessoal e funcional no desempenho de suas funções nessa Ação Penal.

Anônimo disse...

Um gesto de desrespeito por todo o STF.

DESRESPEITO AO PAÍS,A TODAS AS INSTITUIÇOES, AO POVO!

ATO COVARDE, DE DITADOR DE QUINTA CATEGORIA!
DEVERIA SER AMARRADO NO TRONCO E ACOITADO POR CADA BRASILEIRO TRABALHADOR!

Anônimo disse...

POBRE PAIS!
Totalmente Dominado pela ralé.
Nem o cancer da conta!

Anônimo disse...

Camarada petralha sobrevive a tudo!

Anônimo disse...

Camarada Zezinho esta foto representa o fim do mundo, se vc analisar profundamente representa a decadencia das instituições, o desrespeito, a baixaria, NUNCA ANTES VISTO NESTE PAIS!

Chegamos realmente ao fundo do poço, sómente as armas!

Anônimo disse...

Veja onde esta a mão direita do home....que falta de pudor!

Anônimo disse...

Quem decide quem entra no Supremo e vira ministro?

Dai vc pode concluir como é formado o supremo;