Translate

terça-feira, 4 de outubro de 2011

SÃO FRANCISCO

Post de Mahbet1

São Francisco e os Animais (4 de outubro):

Dia de São Francisco , considerado o padroeiro dos animais e Dia Mundial dos Animais. Francisco nasceu em Assis, em 1182. Durante a juventude levava a vida como um rico filho de comerciante. Tentou ser comerciante, mas não teve sucesso. Então, abandonou tudo e passou a viver na simplicidade. Tinha uma relação muito especial, de muito respeito com os animais. No Cântico das criaturas, São Francisco de Assis louva a Deus por todas as criaturas, o sol, a lua, as estrelas... O Papa João Paulo II decretou São Francisco de Assis como o padroeiro da ecologia, pelo reconhecido amor a todas as criaturas. Ao analisar a relação homem-animal ao longo da história da humanidade, percebemos que muitos erros e atrocidades foram cometidos contra os animais, por falta de conhecimento, pela ganância ou em nome de tradições culturais. Com o desenvolvimento de estudos, análises e teorias sobre comportamento animal, o homem passou a modificar sua postura, pois percebeu que os animais também sofriam e sentiam medo, dor e angústia. Isso aconteceu graças ao trabalho dos cientistas e estudiosos do comportamento animal e dos defensores de animais - pessoas que, mesmo sem nenhuma formação acadêmica, lutam pelos direitos dos animais, tirando-os das ruas, protegendo-os, criando e cuidando de abrigos. Vamos aproveitar a data para refletir por alguns instantes sobre tudo aquilo que devemos aos animais. Existe um caminho a ser seguido, que é o respeito a todas as formas de vida, tanto aos aspectos mais básicos, como abrigo e alimentação, quanto ao direito a afeto, liberdade e à vida. ANIMAIS TAMBÉM TÊM DIREITOS São Francisco sempre se referia aos bichos como irmãos: irmão fera, irmã leoa. Ele também amava as plantas e toda a natureza: irmão sol, irmã lua... São expressões comuns na fala do santo, um dos mais populares até os nossos dias. "Chegará o dia em que os homens conhecerão o íntimo dos animais, e, neste dia, um crime contra um animal será considerado um crime contra a humanidade". Leonardo da Vinci (1452-1519)
DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DO ANIMAL
1º - Todos os animais nascem iguais perante a vida e têm os mesmos direitos à existência. 2º - O homem não pode exterminar os outros animais ou explorá-los violando este direito. 3º - Todo animal tem direito à atenção, aos cuidados e à proteção do homem.
4º - Todo animal pertencente a uma espécie selvagem tem direito a viver livre em seu próprio ambiente natural.
5º - Todo animal pertencente a uma espécie ambientada tradicionalmente na vizinhança do homem tem direito a viver e crescer no ritmo e nas condições de vida e de liberdade que forem próprias de sua espécie;
6º - Todo animal escolhido pelo homem como companheiro tem direito a uma duração de vida correspondente à sua longevidade natural.
7º - Todo animal utilizado em trabalho tem direito à limitação razoável da duração e intensidade desse trabalho, alimentação reparadora e repouso.
8º - A experimentação animal que envolver sofrimento físico ou psicológico é incompatível com os direitos do animal.
9º - Se um animal for criado para alimentação, deve ser nutrido, abrigado, transportado e abatido sem que sofra ansiedade ou dor.
10º - Nenhum animal deve ser explorado para divertimento do homem;
11º - Todo ato que implique a morte desnecessária de um animal constitui biocídio, isto é, crime contra a vida.
12º - Todo ato que implique a morte de um grande número de animais selvagens, constitui genocídio, isto é, crime contra a espécie.
13º - O animal morto deve ser tratado com respeito;
14º - Os direitos do animal devem ser defendidos por lei como os direitos humanos.

Mahbet1

2 comentários:

Aldo disse...

São Francisco de Assis, o homem do milēnio passado, um exemplo para todos os seres humanos, independentemente de credos, assim como seu xará Chico Xavier.
Assis, um lugar que vale a pena uma peregrinação...

Anônimo disse...

Parabéns pelo Post.
De muito bom gosto e esclarecimento. Merecida deferência e homenagem ao santo e protetor dos animais.
A...