Translate

terça-feira, 13 de setembro de 2011

TOMOU O BARCO

Tomou o barco hoje na Inglaterra, aos 89 anos, o artista britânico Richard Hamilton, considerado o pai da pop art.
A obra mais conhecida de Hamilton é a colagem de 1956 intitulada 'O que Exatamente Torna os Lares de Hoje Tão Diferentes e Tão Atraentes?', considerada o marco do nascimento do movimento da arte pop.
Hamilton produziu uma série de pinturas, desenhos, serigrafias e colagens únicas, tratando de temas como glamour, consumo, produtos e cultura popular. Era muito admirado por outros grandes, com Andy Warhol e Joseph Beuys.
Também se atribui a Hamilton ter cunhado o termo "pop art", em uma nota a alguns arquitetos que analisavam a possibilidade de organizar a exposição "This is tomorrow" ("Este é o amanhã"), de 1956.
Em um texto de 1957, cujas palavras são consideradas proféticas das preferências de Warhol e, mais recentemente, de Damien Hirst, ele escreveu:
"A pop art é popular (desenhada para as massas), transitória (solução de curto prazo), descartável (esquecida facilmente), de baixo custo, produzida em massa, jovem (destinada à juventude), espirituosa, sexy, chamativa, glamorosa, e um grande negócio."

Web



Nenhum comentário: