Translate

quarta-feira, 31 de maio de 2023

O URSO *

 


Cena : Grigori Stepanovitch Smirnov (proprietário rural) e Helena Ivanovna Popov (jovem viúva, dona de um propriedade rural)

Com a palavra, Smirnov, dirigindo-se a Helena Popov:

Não sei como me comportar em companhia de senhoras!

Madame, no decorrer de minha vida, conheci mais mulheres do que a senhora já viu pardais. Três vezes duelei por elas, doze eu rejeitei e nove me rejeitaram.

Houve um tempo em que banquei o tolo, usei linguagem doce, curvei-me e me anulei. Amei, sofri, suspirei para a lua, derreti-me em tormentos de amor. Amei com paixão, amei loucamente, amei em todos os sentidos, tagarelei como uma matraca sobre a emancipação feminina, sacrifiquei metade da minha fortuna por conta de ternas paixões, mas agora o diabo sabe que foi o bastante.

Este seu obediente servo não se deixará mais conduzir pelo cabresto. Basta!

Olhos negros, olhos apaixonados, lábios de coral, covinhas nas bochechas, sussurros à luz do luar, suspiros suaves e discretos... por tudo isso, madame, eu não daria um copeque!

Não estou me referindo à senhora em especial, mas às mulheres em geral; da mais insignificante à mais notável, são convencidas, hipócritas, tagarelas, odiosas, dissimuladas da cabeça aos pés; vaidosas, mentirosas até o último fio de cabelo; mesquinhas, cruéis, donas de uma lógica ensandecedora, e quanto a isto, queira perdoar minha franqueza, mas um pardal vale dez dessas filósofas de saia que mencionei.

Quando um homem se encontra diante de uma dessas criaturas românticas, imagina estar diante de um ser sagrado; um ser tão maravilhoso que um único alento seu é capaz de dissolver o pobre coitado num oceano repleto de encantos e delícias; mas se ele olhar dentro de sua alma... não há nada ali a não ser um crocodilo qualquer.

Mas o pior de tudo é que esse crocodilo imagina ser uma obra-prima da criação; acha que tem o monopólio de todas as doces paixões. Que o diabo me enforque de ponta-cabeça se há algo que se possa amar nas mulheres! Quando uma mulher está apaixonada, tudo que ela sabe fazer é reclamar e se debulhar em lágrimas. E se o homem sofre e se sacrifica, ela se mostra indiferente, presunçosa e tenta conduzi-lo pelo cabresto.

A senhora teve o infortúnio de nascer mulher e naturalmente conhece a natureza feminina; diga-me, sinceramente: em toda sua vida, a senhora conheceu uma mulher que fosse realmente honesta e fiel? Nunca!

Só as velhas e as decrépitas são honestas e fiéis. É mais fácil encontrar um gato de chifres ou um corvo branco do que uma mulher fiel!


* Em tempo: No fim temina tudo bem

Viver é Perigoso

Nenhum comentário: