Translate

segunda-feira, 17 de abril de 2023

TOMOU O BARCO



Tomou o barco hoje (17), Ahmad Jamal, pianista americano de jazz, nascido Frederick Russell Jones, em Pittsburgh. Jamal era um dos pianistas favoritos de Miles Davis. Estava com 93 anos. 

Sua forma de tocar menos preocupada com a velocidade e o virtuosismo, com mais calma e elegância, ajudou a dar origem ao que seria chamado de "cool jazz".

Ele se iniciou no piano muito pequeno ainda, com apenas 3 anos. Após sua conversão da igreja Batista ao islamismo, em 1950, ele costumava vetar que lhe fizessem perguntas sobre seu nome anterior.

Mas costumava atribuir à cidade de origem sua particularidade como músic:

“Todos os músicos vêm de algum lugar do mundo, com uma personalidade que influencia o mundo todo. É o caso da bossa nova de Tom Jobim. Eu venho de uma cidade que produziu músicos que influenciaram o mundo todo. Quando eu era criança, era Billy Strayhorn, que compôs a mais famosa canção de Duke Ellington, Take the A Train. E Lush Life. E muitas outras. Um grande baixista, Ray Brown, veio de minha cidade. E um grande baterista, Art Blakey, veio de Pittsburgh. Um grande pianista, Earl Wild. Um grande artista, Andy Warhol. Um famoso dançarino, Gene Kelly. Posso dar dezenas de nomes. Há industriais famosos. Sabe o catchup? É de Pittsburg. Todos são diferentes, mas todos têm seu próprio som. Ninguém toca como eu, e eu não toco como ninguém. Miles veio de Saint Louis, que produziu muitos músicos. Certas cidades produzem fenômenos, e isso foi o que Miles ouviu em mim, algo diferente”.

Viver é Perigoso

Nenhum comentário: