Translate

terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

NEGÓCIO DA CHINA



Volta o movimento para a criação de um novo corredor logístico na região, ligando o Porto Seco Sul de Minas em Varginha e o Terminal Portuário de Angra dos Reis (Tpar).

Estima-se investimentos da ordem de R$ 20 bilhões, contemplando toda infraestrutura adequada para o transporte de cargas e a construção de terminais de embarque e desembarque que funcionaram como portos secos – em Três Corações, Lavras e Barra Mansa. 

Esse valor também incluiria a expansão da estrutura portuária e o projeto de trem de passageiros, que já possui estudos iniciais”

O novo corredor logístico depende da reativação dos trechos ferroviários Varginha-Três Corações-Lavras (Shortline Sul de Minas) e Barra Mansa-Rio Claro-Angra (Shortline Sul Fluminense). Ambos fazem parte da Ferrovia Centro-Atlântica, administrada pela VLI, mas estão inoperantes e integram a lista dos trechos a serem devolvidos pela concessionária à União.

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) já determinou a reforma e modernização da Shortline Sul de Minas, que possui 130 quilômetros de extensão, para sua devolução, vislumbrando a disponibilidade de nova outorga para outro interessado em operar o trecho por meio de autorização. Já a Shortline Sul Fluminense, que tem 106 quilômetros, ainda tem futuro incerto.

Blog: Negócio da China, ou melhor, poderia interessar investidores chineses.

Viver é Perigoso

Nenhum comentário: