Translate

quinta-feira, 5 de maio de 2022

GRANDE MÚSICO


Mario Giovanni Zandomeneghi, simplesmente, Mario Zan. Nasceu em Roncade (1920), na Itália, e veio com a família para o Brasil com quatro anos de idade. Instalarem-se em Santa Adélia, região de Catanduva.

Mario Zan teve como principal incentivador o primo e acordeonista Hilário Fossalussa, da cidade de Olímpia, também em São Paulo.

Mario Zan começou a tocar acordeão aos treze anos de idade e foi considerado um dos melhores acordeonistas do Brasil, tendo se tornado famoso pelas composições (mais de mil gravadas).

Mario Zan foi o autor do hino comemorativo dos 400 anos da cidade de São Paulo. Também compôs Chalana (1943), Seriema, Linda Moreninha e claro, "Os Homens não devem chorar ".

Na certa, muitos dos que estão chegando agora, pensam que Chalana é do Almir Sater, que indagado a respeito, respondeu direto: 

- Quem me dera.

Mario Zan, tomou o barco em 9/11/2006. Curiosidade: está sepultado no Cemitério da Consolação (São Paulo), em frente ao jazigo onde descansa a Marquesa de Santos, conforme desejo do próprio Mário, grande admirador de Domitila de Castro Canto e Melo, a Marquesa.

Viver é Perigoso

Nenhum comentário: