Translate

quinta-feira, 2 de maio de 2013

SIMPATIA É QUASE AMOR


Em outro dia, escrevemos sobre os "missionários" que caminham pelos áridos desertos da terrinha, defendendo causas quase sempre perdidas.
Presumo que não esteja sendo fácil.
Diferentes dos grandes centros e das redes sociais, em cidades do porte da nossa, o contato é feito cara a cara, ou melhor, face to face. Fica mais chique.
Aí entra um fator fundamental. Inexplicavelmente a questão ou ideia defendida fica em segundo plano. Prevalece a simpatia do "missionário".
O itajubense tem como características básicas, entre outras, o conservadorismo, o ciúme, e o orgulho teimoso. Qualidades ou se acharem melhor, defeitos, que os nativos de outras regiões e mesmo os daqui, que viveram tempos fora, não possuem ou perderam.
Não aceitam tentativas de imposições de ideias, muito pelo contrário. Nesse caso, tomam partido imediatamente contrário, seja que assunto for.
Apreciam ser ouvidos e delicadamente convencidos. E claro, passam a serem os donos da posição adotada.
Agora, que têm muitos "missionários" com tendências suicidas, sem dúvida. Como crentes radicais, não importam se o abordado irá converter-se ou não. Julgam que sua missão é pregar. O sucesso ou não é outro assunto.
Vejo num mesmo cenário na Praça Principal, num final de semana de céu azul, ensolarado, com lindas crianças correndo pelo calçadão, respeitáveis e sérios cidadãos heroicamente colhendo assinaturas para diminuir o número de vereadores para 2015 ! Sem a mínima chance de sucesso.
Outros, possivelmente clientes  habituais da Casa Santa Luzia, nos jardins, arfando e suados, lutam pelo fim das sacolinhas plásticas.
Lutas inglórias. 
É a vida.

ER 

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom zelador alias """"O itajubense tem como características básicas, entre outras, o conservadorismo, o ciúme, A ARROGANCIA, e o orgulho teimoso. Qualidades ou se acharem melhor, defeitos, que os nativos de outras regiões e mesmo os daqui, que viveram tempos fora, não possuem ou perderam """" um bom exemplo: nosso querido Rodrigo Marques, o rapozão. kakakaka!
Quem sabe vivendo fora de vez enquando ele possa melhorar, é tudo questão de tempo. kakakakaka

Anônimo disse...

O Itajubá Noticias completou 500 edições.
A cada edição eh impossível não contrariar alguém.
Na melhor das hipóteses o Rodrigo Marques fez 500 inimigos, que a cada dia torcerão contra seu sucesso. Vai lutar ate o dia em que tombara , ou por desanimo, ou por outros motivos.
Todos que elogiou esquecerão dele, mas os que criticou jamais o perdoarão.
Com a idade sera isolado e esquecido.
É a vida, não é mesmo Zélador?
Pois afinal o blog opinativo não deixa de ser um Jornal também.

Observador 23