Translate

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

PASSEATAS DO PASSADO

Foto Aldo
Antigo prédio da cadeia de Itajubá. Ficava na Rua Nova, esquina com a Rua Francisco Masselli.
Tirando o dono da foto, que de lá tem recordações, creio que a demolição do prédio não causou maiores tristezas para ninguém.
No interior do prédio só estive duas vezes. Explico: uma delas quando fui tirar a carteira de motorista e a segunda para acompanhar a liberação de dois grandes amigos lá recolhidos, logicamente por engano dos policiais (ou excesso de zêlo, não me lembro bem).
Numa conversa em Aiuruoca (já contei aqui) com o famoso advogado e intelectual, Dr. Dantas Motta, ele nos mostrou fotos de um preso, segundo ele "suicidado" nessa cadeia. Um caso que deu muito o que falar na cidade e me deixou impressionado. Mas isso é uma outra história.
Nos anos 60, quando eu cursava o ginasial no Colégio Itajubá, mais conhecido como o Colégio dos Padres, o Professor Estácio Tavares, homem severo, rigoroso, respeitado e correto cidadão, teria sido agredido por um policial (o professor havia saído em defesa de um estudante detido).
Foi um Deus nos acuda.
Na noite seguinte, os estudantes da cidade organizaram uma passeata de protesto. Na realidade foi um enterro simbólico da polícia, com caixão e tudo.
Moleque ainda, eu estava lá carregando uma velinha acesa. O "féretro" atravessou toda a Rua Nova.
Os policiais apagaram todas as luzes da cadeia e se posicionaram armados nas janelas, preocupados com uma invasão e quebra-quebra.
O protesto correu tenso porém ordeiro.
No final, a multidão foi até a casa do Prof. Estácio (morava na mesma Rua Nova) e seguiu em frente, carregando-o nos ombros.
Ficou na história. 
Posteriormente, o Dr. Estácio, pai do meu colega de primário, Guigui, foi meu Professor de Geografia no Colégio de Itajubá.
Diferentes movimentos de rua.
ER

5 comentários:

Anônimo disse...

Parece que naquela epoca os jovens preocupavam-se com as injusticas e temos percebido, hoje, um egoismo muito grande dos jovens:" cada um cuida de si".Precisamos rever este conceito, porque so seremos fortes de houver uma uniao.Os Presidentes do Brasil perceberam isto e acabaram com os sindicatos, associacoes, etc e calou os jovens estudantes.

Anônimo disse...

Nada a ver Zelador? Não entendi nada.É sobre a TI?

Anônimo disse...

Os estudantes de hoje estão preocupados com o ENEM, internet, blog, celular, facebook, vodca, crak, estas coisas. Passeatas?
Ja era, nem sabem que é isso.
Culpa dos Pais, logico.

Anônimo disse...

Caro ER,eu fui preso junto com o Loca ex vereador filho do Sr Eduardo da farmácia Boa Vista mais a carioca uma senhora que morava na rua no dia da nossa formatura da 4ª serie ginasial do Colégio de Itajubá.Entramos as 23,30hs e fomos soltos pelo Del.Dr João Arantes que tinha parentesco com Sr Eduardo. Virgilio de Oliveira Machado

Aldo Gonçalves disse...

Eu era um santo, perto de você.