Translate

terça-feira, 24 de julho de 2012

PALAVRA FEIA

Segundo os dicionários :

BANIDO
Aquele que foi expatriado por sentença, exilado, desterrado, posto para fora, expulso, colocado a distância, proibido de fazer parte ou frequentar a sociedade, eliminado, suprimido, abolido.
A prrimeira vez que ouvi a palavra "banido", foi ainda menino. Alguém me contou que Adão e Eva haviam sido banidos do paraiso. Gravei.
Já na adolescência, num filme de farwest, assistido logicamente no cine Paratodos, lembro-me de um guerreiro sioux, (o motivo me foge) banido de sua tribo. Gravei.
No dia 5 de setembro de 1969, a junta militar que dirigia o país editou o Ato Institucional Treze - AI - 13, que estabelecia o banimento do território nacional de pessoas perigosas para a segurança do país.
Aos brasileiros banidos o governo não fornecia passaportes. Com isso, pretendia transformá-los em apátridas.  Seus filhos, nascidos no exterior, porém, não podiam ser registrados nas embaixadas brasileiras e não recebiam a cidadania brasileira. Muitos foram banidos. Gravei.
Agora leio no Facebook sobre o banimento de pessoas. Por razões, quase sempre desconhecidas, participantes da Rede são banidos temporariamente ou mesmo definitivamente. Muitos nem sabem quais as razões. Gravei.
Definitivamente, não gosto de ler, de ouvir e nem de escrever essa palavra.

Em tempo: Com este pensamento, poderei ser um dos próximos.

ER

2 comentários:

Anônimo disse...

Zézinho,

Você ........, alguns chatos daqui, muito bom!

Abraço,

Anônimo disse...

Pode ser que acabe falando comigo mesmo. Neste caso, pelo menos prevalecerá a minha opinião.