Translate

sexta-feira, 22 de abril de 2011

CRUEL MUNDO CAPITALISTA

Em novo ranking publicado pela revista Forbes, a Petrobrás já é a oitava empresa de capital aberto do mundo.
Quatro parâmetros foram usados para a elaboração da lista: lucro líquido, vendas, ativos e valor de mercado.
Fazem parte da lista, 2000 empresas e dentre elas, aparecem outras 35 brasileiras. A Vale aparece como a maior mineradora do mundo (posição a que foi levada pelo recém - demitido por excesso de capacidade, Roger Agnelli).
O banco americano JP Morgan contiunua como o maior conglomerado do planeta, seguido pelo britânico HSBC, pela GE e  Exxon Mobil.
A segunda empresa brasileira colocada é o Bradesco (46), aparecendo o Banco do Brasil em 51.
Da terrinha, no momento não aparece nenhuma. Mas estamos quase.

ER

2 comentários:

Anônimo disse...

Zézinho

Quanto ao Agnelli ser competente , está fora de questão , tanto que foi mantido no posto , durante os 8 anos de mandato do Lula .
A questão é que tendo o governo a maioria das ações ele tem o direito de orientar as decisões da empresa através do seu conselho .
A discusão se encontrava na função da Vale .Apenas exportar minério , ou agregar valor transformando em aço e ai exporta-lo .
O Agnelli acreditava que a simples venda do minério com a consequente geração de emprego na China e outros paises importadoeres era o ideal para a Vale , enquanto a Dilma acreditava que o melhor era agregar valor com a consequente geração de empregos para os brasileiros , era o ideal para o Brasil .
Em uma situação desta quem será que tem razão ?
Pra mim é a Dilma e pra você ?
Abraços

Alaor

Edson Riera disse...

Alaor,

Substituição no comando de empresas é normal. O uso político não. Poderá acontecer isso. A questão de agregar valor é complexa, principalmente para o maior fornecedor de matéria prima (minério) do planeta. Fazer concorrência com clientes foi o fim de muitas empresas. A Vale é mineradora e não siderurgica. E o Bradesco (Agnelli) não é idiota.

Claro: Melhor com a Dilma do que com o Lula. Sem dúvida.

zezinho