Translate

segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

PORQUE NÃO JUNTOS ?


Do Celem, para pensar.

Já postamos algumas vezes aqui nossa opinião sobre a falência dos nossos sistemas político e administrativo público. 

"No caso da administração pública existe uma luz no fim do túnel. Tratar-se da iniciativa Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável que une ações das prefeituras, sociedade civil e empresas com a adoção de conceitos da iniciativa privada na gestão pública. 

A organização do arranjo é da Comunitas (comunitas.org.). 

Exemplos de empresas participantes do grupo de governança (madrinhas): Itaú – Unibanco com Ricardo Vilela Marino, Votorantim com José Ermírio de Moraes Neto, Grupo Cosan com Rubens Ometto, Grupo Globo com José Roberto Marinho, CPFL com Wilson Ferreira Jr. etc. 

Requisitos para a parceria: político ficha limpa, em 1º mandato, técnicos nas secretarias municipais, aceitar o equilíbrio das receitas/despesas, abertura da gestão, compartilhamento das experiências. Municípios com resultados palpáveis: Campinas, Curitiba, Pelotas, Teresina, Juiz de Fora, Paraty, Santos e um consórcio de 5 cidades liderado por Itirapina – SP.

Áreas de atuação: pilar “zero” é o equilíbrio fiscal, mais saúde, educação, saneamento, recadastramento dos imóveis, capacitação de funcionários, etc. 

Em vista da crise já instalada e a certeza da piora do quadro, não seria uma saída? Será que toparíamos aqui na terrinha ?"


Celem

Blog: Um político de visão veria como uma saída. Quase a única. Os políticos antigos jamais aceitarão. Julgarão ser um intrometimento na seara que julgam ser de sua propriedade.

Grato, Celem.

Viver é Perigoso

4 comentários:

Anônimo disse...

Porque separados somos mais fracos e sem poderes!!!

A definição do conceito de desenvolvimento sustentável diz: é o desenvolvimento que SATISFAZ AS NECESSIDADES DO PRESENTE SEM COMPROMETER A CAPACIDADE DAS GERAÇÕES FUTURAS SATISFAZEREM AS SUAS PRÓPRIAS NECESSIDADES.
Fonte: Relatório “Brundtland” - Comissão mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento publicou um relatório chamado “Nosso Futuro Comum: Relatório da Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento” (1987)

Das empresas participantes um pequeno resumo:
Banco Itaú - administra dinheiro (dos outros) com taxas e juros além de infinito, é o melhor negócio do mundo capitalista.
Votorantim – explora recursos naturais como o alumínio e papel, dizer que não faz mal ao meio ambiente e a sociedade é uma balela.
Cosan – explora os mais variados recursos energéticos, desde álcool até gás natural.
Globo – uma emissora que depende de 60% de sua receita do governo federal, além disso, apoiou a ditadura militar.
CPFL – uma empresa do grupo Camargo Correa, entupida até o pescoço em corrupção.

Essas empresas só estão juntas porque tem dinheiro, sempre pensam em dinheiro e, cada geração que passa ganham ainda mais dinheiro.

Na terrinha? Talvez tenhamos empresas com cacife para isso. Mas em uma cidade do interior de MG em que mal consegue elaborar e executar um projeto dentro do prazo, tal iniciativa não seria aceita. Ouvir a opinião da iniciativa privada?!?!?! A não que tenha algum interesse em ganhar dinheiro. Aliás, a prefeitura é uma administração pública, não pode e não deve visar lucro, mas sim atender as demandas da sociedade, o que inclui a prestação de um serviço no mínimo bem feito.

Agora, dizer que estamos juntos pelo Desenvolvimento Sustentável!!!! Quanta hipocrisia nessa expressão.

Esse negócio de desenvolvimento sustentável NÃO existe; no mundo de hoje é cada um por sim e que se exploda as gerações futuras. Vide relatório aprovado na COP-21 agora na França, parece até uma piada de mau gosto, reduzir a emissão de CO2, só se todos os seres vivos do planeta morressem, e ainda sim algumas toneladas de CO2 ainda poderiam vir para a atmosfera do centro da Terra pelos vulcões.

A sociedade e o meio ambiente são reféns do sistema, somente quem (fortes e poderosos do capital) sempre esteve por cima é que tem interesse na administração da sociedade e do meio ambiente.

Políticos Ambiciosos!!!

Edson Riera disse...

Anônimo das 11:16 horas,

Não podemos ser ingênuos. Como em todos os movimentos, percebemos interesses diversos. Camuflados ou não. Também não podemos negar que existem pessoas bem intencionadas buscando uma saída.
Admito também andar meio incrédulo quanto aos movimentos do tipo.
Estaria, entretanto, disposto a ouvir, discutir e buscar alternativas. O que temos não deu certo.
Sua posição é firme.

Zelador

Celem disse...

Acho que houve uma pequena confusão. O desenvolvimento sustentável aqui não quer dizer sobre questões ambientais, mas o desenvolvimento sustentável dos municípios, principalmente na questão do equilíbrio financeiro para retomar a capacidade de investimento.

Edson Riera disse...

Celem,

Será interessante conversar mais sobre o assunto.

Comecei a procurar e ler sobre.

Abraço,

Zelador