Translate

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

PHOTOGRAPHIA NA PAREDE

 


Man Ray, nascido Emanuel Radnitzky, foi um pintor, fotógrafo e cineasta norte-americano, importante figura do dadaísmo em Nova York e, depois, do surrealismo em Paris. Foi um dos nomes mais importantes do movimento da década de 1920, responsável por inovações artísticas na fotografia.

A icônica fotografia tirada por Man Ray está a caminho de se tornar a fotografia mais cara da história. Ela estará à venda em maio próximo na casa de leilões Christie's e terá um preço inicial de cinco milhões de dólares. 

O Violino de Ingres, como a foto foi originalmente batizada, foi tirada pelo artista americano em 1924 e é, sem dúvida, sua obra mais conhecida. Nela podemos ver as costas de Kiki de Montparnasse, modelo e atriz com quem Man Ray teve um relacionamento amoroso.

Em 1963, Man Ray publica a autobiografia (Auto-Retrato) e registra:

"Em lugar de pintar pessoas, comecei a fotografá-las, e desisti de pintar retratos ou melhor, se pintava um retrato, não me interessava em ficar parecido. Finalmente conclui que não havia comparação entre as duas coisas, fotografia e pintura. Pinto o que não pode ser fotografado, algo surgido da imaginação, ou um sonho, ou um impulso do subconsciente. Fotografo as coisas que não quero pintar, coisas que já existem".

Man Ray, nasceu na Filadélfia em 1890 e tomou o barco em Paris em 1976.

Viver é Perigoso

Nenhum comentário: