Translate

sábado, 5 de fevereiro de 2022

A NOSSA ESCOLA


Passei na Nossa Escola o período de 1969 até 1973. Outros tempos, com aulas no histórico prédio central e laboratórios nas proximidades. Aulas o dia todo  e, quase sempre, relatórios à noite. 

Não sei se ensinam mais na Nossa Escola, mas tive aulas de Topografia, com trabalhos de levantamentos práticos, com teodolito e balizas. Matéria sob o comando do Professor Angelo Marzulo. Para todos nós, Professor Mazola. Foi bom.

E falando sobre aulas de topografia :

Todos já ouviram falar da cerimônia de inauguração da Nossa Escola, que aconteceu no dia 23 de novembro de 1913. Personalidades importantes presentes, entre elas, o Presidente da  República, Marechal Hermes da Fonseca.

Presente também, o Engenheiro André Gustavo Paulo de Frontin, simplesmente, Paulo de Frontin, naquela ocasião, com 53 anos de idade.

Bom, eu seu discurso, o mestre Theodomiro Santiago acentuou a excelência do ensino prático de eletricidade e mecânica que estava sendo proposto pela Escola. Citou, em ligeira crítica, o caso de um engenheiro seu amigo, que havia se formado em outra faculdade, sem conhecer topografia.

O engenheiro Paulo Frontin, que também era diretor da da Escola Politécnica do Rio de Janeiro, declarou em alta voz, para espanto de todos, um sonoro "não apoiado".  Pronunciou um discurso contestando e declarou; " o diretor do Instituto de Itajubá poderia ficar certo que os alunos da Politécnica não saiam engenheiros desconhecendo topografia".

A sessão foi encerrada e assunto foi motivo de muitos comentários nos jornais do Rio de Janeiro (muitos jornalistas acompanhavam a comitiva do Presidente da República".

Paulo de Frontin, aborrecido, foi direto para a Estação Ferroviária, onde tomou um trem de volta para casa. Na Escola Politécnica recebeu manifestações de solidariedade dos alunos e amigos.

Um dos alunos do primeiro ano da Politécnica, José Rodrigues Seabra, natural de Niterói, diante de todos os acontecimentos, veio para Itajubá e no dia 14 de janeiro de 1914, apresentou requerimento para se matricular na nossa Escola, onde se formou em julho de 1917.

Tornou-se reconhecidamente um esteio. Um dos pilares na Escola

Sobre, Frontin, além de engenheiro, foi senador, prefeito do Rio de Janeiro e Deputado Federal. É considerado o patrono da engenharia nacional, tendo tomado o barco em 1933.

Curiosidade que não tem nada com o fato relacionado acima:

Na manhã de 20 de novembro de 1971, um sábado, um elevado que estava em construção na Avenida Paulo de Frontin, no Rio de Janeiro, ruiu. Na tragédia, vinte carros e um ônibus foram soterrados. Foram retirados 48 corpos e dezenas de feridos.

O viaduto ficou conhecido com Viaduto Paulo de Frontin, em referência à Avenida, mas na realidade tem nome próprio: Viaduto Engenheiro Freyssinet. 

Encerrando, não sei se todos os alunos da Nossa Escola saem hoje sabendo Topografia.

(parte das informações extraídas do livro José Rodrigues Seabra, do brilhante colega de Escola, Carlos Alberto Silva"

Viver é Perigoso

Nenhum comentário: