Translate

sábado, 29 de maio de 2021

A MARCHA DA INSENSATEZ


A ambição do poder é definida por Tácito como sendo a "mais flagrante de todas as paixões".

Ela só se satisfaz quando exerce o poder sobre os demais seres humanos. Governar acaba sendo a melhor forma de exercer o poder sobre as pessoas.

Ganhar muito dinheiro, ou conseguir muita fama, também oferece satisfação de poder. Mas isso só se forem muito bem sucedidos.
 
Nos casos comuns, embora o dinheiro lhes propicie alta posição social e luzes de fama, fica faltando o domínio sobre os demais. O real domínio, que só o ato de governar lhes oferece! 

O domínio sobre os outros significa, para os governantes, o verdadeiro poder que ambicionavam. Por isso desejam-no ardentemente e conquistam-no a duras penas. Depois, lamentavelmente, se revelam incapazes de exercê-lo sobre si mesmos.

Nenhuma alma, segundo Platão, consegue resistir ao excesso de poder. Para livrá-la da insensatez, só a garantia das leis. Sem essas garantias, o excesso de poder conduz à desordem e à injustiça. Toda a insensatez começa assim...

Barbara W. Tuchman - 1984

Viver é Perigoso

5 comentários:

Anônimo disse...

Interessante todo governo vai bem no primeiro ano depois já era, seria bom mudar os mandatos para 2 anos, prefeito, governador presidente, aí não tinha briga, ou teria,,,? Ah...

Anônimo disse...

Alguns passos a mais da insensatez. Meu nome é crise! JMB Bozo pede que chefe do exército não puna o Pazuello pela transgressão do código militar . Se o general comandante aceitar fica desmoralizado perante os seus, se não e vier a punição abre uma nova crise militar. Tudo que precisamos nesse momento trágico. Observador de Cena.

Anônimo disse...

Perguntaram ao Paulo Maluf uma vez por que sua eterna fome para aos mandatos políticos depois de rico, sucesso empresarial e de vida. Respondeu: "É o gosto do poder."

Anônimo disse...

3° onda de covid trará
recorde de mortos
economia estagnada
inflação alta - estagflação
recorde de desemprego
recorde de desalentados
recorde no desmatamento da amazônia
tarifaço na energia elétrica
combustíveis nas alturas
cemitérios cheios
geladeira vazia
faltou citar alguma coisa do Brasil
que estamos vivendo?
saudades do temer

Anônimo disse...

Acho q o povo tá é com saudades do PT, do Lula, da roubalheira , inclusive sentem saudades também os cubanos, venezurlsnid e etc, eram umas verdadeiras mães pra eles .ah quanta bobagem