Translate

quarta-feira, 17 de novembro de 2021

RECORDAR É VIVER (OU MORRER)



A coisa é mais antiga.

O que o Sérgio Moro tem a ver com o Mensalão e a condenação das altas figuras do PT ? Lava Jato é uma coisa. Mensalão é outra.

O presidente do STF era o Ministro Joaquim Barbosa. Esqueceram-se dele ?

Mensalão foi um escândalo de compra de votos que aconteceu no governo de Luiz Inácio Lula da Silva em 2005.

O neologismo mensalão, popularizado pelo então deputado federal Roberto Jefferson, em entrevista que deu ressonância nacional ao escândalo, é uma variante da palavra mensalidade, usada para se referir a uma mesada paga pelo PT -Partido dos Trabalhadores para vários deputados para votarem a favor de projetos de interesse do Poder Executivo.

Jefferson acusou o então ministro da Casa Civil, José Dirceu, de ser o mentor do esquema.

Os fundos supostamente vieram dos orçamentos de publicidade das empresas estatais, canalizados através de uma agência de publicidade de propriedade de Marcos Valério.

Entre 22 e 27 de agosto de 2007, o STF, iniciou o julgamento dos quarenta nomes denunciados em 11 de abril de 2006 pelo Procurador Geral da República, em crimes como formação de quadrilha, peculato, lavagem de dinheiro, corrupção ativa, gestão fraudulenta e evasão de divisas.

No dia 14 de setembro de 2005, o mandato de Jefferson, o delator do esquema, foi cassado, perdendo seus direitos políticos por oito anos. Em 1º de dezembro de 2005, foi a vez de José Dirceu ter seu mandato de deputado federal cassado pela Câmara dos Deputados.

Em 2011, já depois do fim dos dois mandatos do presidente Lula, um relatório final da Polícia Federal/investigação complementar do Ministério Público confirmou a existência do mensalão. O documento de 332 páginas foi a mais importante peça produzida pelo governo federal para provar o esquema de desvio de dinheiro público e uso deste para a compra de apoio político no Congresso durante o governo Lula.

Viver é Perigoso

Nenhum comentário: