Translate

segunda-feira, 19 de maio de 2014

CANTINHO DA SALA - AQUELE SORRISO

 
Em 1519, um pouco antes de morrer, o artista, cientista e inventor italiano Leonardo da Vinci fez os retoques finais do retrato de uma jovem florentina, Lisa Gherardini del Giocondo, cujo o marido, um rico comerciante de seda, havia encomendado a pintura dezesseis anos antes, em comemoração ao nascimento do filho do casal. Na época em que o quadro foi finalizado, Leonardo tinha ido morar na França, a convite do Rei Francisco I, que acabaria comprando a pintura; assim, aparentemente nem a Sra. Del Giocondo nem seu marido tiveram a chance de ver a obra de Da Vinci.
Depois da Revolução Francesa a obra foi transferida para o Louvre, onde não chamava muita atenção.
No dia 21 de agosto de 1911, um funcionário do Louvre chamado Vicenzo Peruggia roubou o quadro. Italiano orgulhoso, Peruggia acreditava que a Mona Lisa deveria ser exposta na Itália.
A obra ficou escondida em seu apartamento por dois anos. Ele foi preso quando tentava vendê-la para a Galeria Uffizi, em Florença.
O público ficou cativado pelo possível patriotismo do Sr. Peruggia e o trataram mais como herói do que como um criminoso.
Antes da Mona Lisa retornar ao museu francês ela foi exposta por toda a Itália.
A partir daí, a Mona Lisa jamais retornaria ao anonimato.
A pintura foi objeto de atividade criminosa por mais duas vezes. A primeira quando um vândalo atirou ácido sobre a tela, e depois quando um jovem boliviano, Ugo Ungaza Villegas, atirou-lhe uma pedra.
Hoje, está exposto atrás de uma caixa de vidro à prova de balas e com temperatura controlada em uma parede exclusiva do Louvre, em Paris.
Segundo consta, está segurada em US$ 700 milhões.
Sorriso realmente enigmático.
 
(dados Duncan Watts)
 
ER

Um comentário:

Aldo disse...

e muito menor do que eu imaginava, quando a vi pela primeira vez...