Translate

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

LEI PROFESSOR RUI = RETROCESSO

EDITORIAL DO ITAJUBÁ NOTÍCIAS
 
Projeto de Lei de autoria do vereador Rui Martins pretende regulamentar, em Itajubá, a realização dos chamados “rodeios”, espetáculo cuja principal atração deveria ser a competição entre cavaleiros e boiadeiros de se manterem sobre os lombos de equinos ou bovinos ainda não domesticados pelo maior tempo possível. A Câmara ainda não aprovou, nem reprovou, o projeto. Decidiu-se, na reunião da última segunda-feira 16, convocar-se uma Audiência Pública para discutir o tema. A polêmica gira em torno dos maus tratos aos animais. Convenhamos que nenhum peão se mantém sobre um cavalo bravo, fazendo-lhe carinhos ou convencendo-o a deixar-se montar usando a psicologia animal. Há alguns anos, países mais civilizados, como a tradicional Espanha, proibiram as touradas, exatamente por causa dos maus tratos a que eram, naturalmente, nestes deprimentes espetáculos, submetidos os bobos da corte – os touros. A grita contra os maus tratos aos animais está cada vez mais arraigada na população, inclusive a brasileira: vizinhos filmam e denunciam na polícia e na imprensa, donos de cães os maltratando, e ativistas invadem laboratórios para livrarem cães usados em experiências de produtos (por incrível que pareça!) cosméticos. Os rodeios, embora muito menos violentos que as touradas, também trazem, sim, alta dose de violência contra os animais que dele participam. Aliás, nem sob o ponto de vista econômico, o rodeio se justifica na atualidade. Quem pensa que o grande Rodeio de Barretos atrai a atenção do país inteiro por causa de seus peões, está extremamente enganado. O que atrai público aos rodeios nas últimas décadas não é a competição sobre lombos de cavalos ou touros, mas as grandes bandas sertanejas, mais tradicionais ou os tais “universitários” que nestas festas se apresentam. Tirem dos palcos os “Chitõezinhos e Xororós” ou “Luans Santanas” da vida, e o público dos rodeios não será suficiente para encher uma sala de cinema de shopping passando filme de Godard. Se o objetivo é atrair turistas para Itajubá, então façamos aqui grandes shows musicais tipo Rock in Rio e pronto. A população se divertirá, os turistas gastarão, os empresários faturarão e os animais, penhoradamente, agradecerão.
 
Itajubá Notícias

4 comentários:

Anônimo disse...

Observações:

1) LIXO

2) Gostaria de entender, alias o GK ta feliz! Porque será?

A 262ª Companhia da Polícia Militar e o Setor Centro de policiamento, que hoje funcionam no Palácio 26 de Fevereiro, estão de mudança para a avenida Cel. Carneiro Júnior, Rua Nova. O novo endereço será a casa onde já funcionou a Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL.

Anônimo disse...

O zelador do blog se enganou ao fazer referencia ao editorial como sendo do Itajubá Noticias.

Não seria outro jornal local?

Esclareço: não posso crer que o IN publique um editorial de forma tão límpida contra os interesses imediatos do executivo.

Na fila, incrédulo e desconfiado.

Anônimo disse...

VERGONHOSO TUDO ISSO!

Anônimo disse...

Quem nunca mudou com o tempo? Aos poucos você vai deixando de escutar certas músicas, de usar certas roupas, de falar com certas pessoas. Mudar faz parte do ciclo da vida, embora a essência seja sempre a mesma. Quando encontrar um obstáculo grande na vida, não desanime ao passar, pois com o tempo ele se tornará pequeno. Não porque diminuiu, mas porque você cresceu.” Nelson Mandela