Translate

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

ESQUINA DO BRASIL

Nunca me passou pela cabeça a expressão "esquina do Brasil".
Consta de reportagem (série Brasil que mais cresce) publicada no último domingo pela "Folha".
A esquina do Brasil, citada por um empresário, vem a ser a cidade de Lorena, que vive bons momentos em termos de investimentos.
Lá está se instalando a gaúcha Comil (fabricação de ônibus), com investimento de R$ 110 milhões, gerando 500 empregos.
Estão projetados para 2012 e 2013 investimentos de US$ 435 milhões na cidade, que tem 83.000 habitantes. Quase do mesmo tamanho da terrinha.
Razão para a preferência dos empresários? localização, vias de acesso e mão de obra. 
Ponto importante: A cidade conta com um campus de engenharia da USP, além de duas outra universidades, totalizando 8.000 alunos de graduação, que deverão chegar a 15.000 em três anos.
Apenas 60 kms nos separam da "esquina do mundo". Estamos situados quase no mesmo quarteirão, muito embora separados por um gigante natural: Serra da Mantiqueira.

ER

3 comentários:

Anônimo disse...

ZZ,
Eu chamaria a Serra da Mantiqueira de "Perineo do Mundo".
O perineo nos lembra que proximidade, por si só, nao é nada.

Anônimo disse...

Alias, nos ultimos 30 anos, Itajuba esta no que os especialistas denominam "Perineo Sul do Mundo".
Proximos e distantes do crescimento.

Anônimo disse...

Tudo a ver...
Lorena: Nome com origem no francês, significa "Reino de Lotário".
Lorena é a única região francesa a possuir fronteiras com três outros países: a Bélgica (Valônia), Luxemburgo e a Alemanha (länder de Sarre e Renânia-Palatinado). Ela é também vizinha de três regiões francesas: Alsácia, Champanha-Ardenas e Franche-Comté
Começou sendo um sobrenome, mas que aos poucos foi sendo usado como prenome e é uma referência geográfica a uma província francesa. Vem do francês moderno Lorraine (francês antigo Lot-regne), adaptado do latim Lotharil regnum que quer dizer "do reino, domínio ou campo de Lotário".Pela sua posição geográfica, a Lorena foi uma região de trocas culturais privilegiadas entre a França e as culturas germânicas. Assim, diversas inovações entraram pela Lorena antes de se espalhar pelo resto da França (música, gastronomia, etc.). A Lorena também foi o berço de movimentos culturais originais, dentre os quais o mais famoso é certamente o art nouveau, levado à França pela 'École de Nancy.
Lorena indica tranqüilidade e integridade de ânimo, em especial nos momentos de tomar decisões definitivas. É próprio de mulheres que tratam seus assuntos com seriedade e evitam comportar-se com negligência.
Bela "Esquina do Brasil" com um visual magnífico da Serra da Mantiqueira.
Bah