Translate

domingo, 17 de julho de 2011

MATANDO A CURIOSIDADE


A logomarca da rede Carrefour foi motivo de muitas discuções...Alguns , identificaram como sendo um barco, outros, uma âncora, duas setas, um gorro, et's. A verdade é que há ali várias simbologias referentes a história e muitas outras outras figuras. O curioso é que o logotipo engloba muita coisa: Na verdade, o logo do Carrefour diz respeito à sua origem, na França de 1959. A primeira loja foi aberta na cidade de Annecy perto de um cruzamento, que em Francês que dizer "Carrefour". Carrefour vem do francês "Cruzamento" que nos remete a Quarteirão, na logo o quadrado está rotacionado em losango. A logomarca ficou tão parecida com uma âncora que seus idealizadores, por sinal desconhecidos, resolveram homenagear as embarcações que na época muitos produtos vinham para o mercado através de barcos e navios. Na verdade, na logomarca o simbolo consiste de duas setinhas, representando essa encruzilhada, e suas cores (vermelho, branco e azul) representam as cores da bandeira francesa, so que as cores estão inversas. Deste modo atribuiram um “C” dentro do losango, isto mesmo um "C" e “poomm” deu certo formou o útil ao agradável, ou seja as bandeira da frança em losango, as cores invertidas vermelho branco e azul, e no meio o “C”. E com este formato faz a alusão ao cruzamento pois ao ver aquela seta vermelha apontando para o Carrefour o consumidor já ficava atento. As duas setas incorporaram também a direção escolheram colocar o vermelho na ponta para diferenciar do azul; direita e esquerda; pois o vermelho chama mais atenção. Muitas vezes a logo é usada ao lado direito da porta para demonstrar > entre no Carrefour seguindo a seta. Uma espécie de seja bem vindo. O losango é o símbolo em si, seu conceito é o de representar a essência da imagem. A composição e alinhamento do losango com a seta indica uma direção um sentido. dando um sentido do Quarteirão rotacionado. Vá ao Carrefour, Entre! Sobre a logo do Carrefour está sim extremamente ligado ao segmento: HIPERMERCADO. As cores indicam, a origem francesa. Porém, a ilusão das duas setas, em vermelho e azul, encobrem a mensagem de que, seja um produto A ou um produto B, você sempre encontra a melhor opção no Carrefour.
Porque você não vê o "C"? Pois o branco atrás tira o foco de sua percepção, direcionando sua visão somente para o que esta circundada por ela.

Mabeth1 (Com aval de quem trabalha na sede.)

Blog: Muito legal. 

ER 

2 comentários:

Beta Riêra disse...

Achei a matéria super interessante.Faz pouco tempo que descobri o C.
Muito em breve iremos ter em Pouso Alegre um Hipermercado Carrefour.A construção já foi iniciada.
PArabéns pela informação.

Aldo disse...

Já desisti de brigar contra Pouso Alegre. Tomara que cresçam bastante e tenham tudo. E que dupliquem nossa estrada. Assim, no final de tarde, quando necessário, ou à noite, vamos lá assistir a um filmezinho no belo cinema 3D, depois passamos na "Vivenda do Camarão", no shopping, em seguida compramos um livro na "Leitura", e aproveitamos para as compras da semana no Carrefour. Em seguida voltamos para a nossa rocinha, tranquila, bucólica, onde podemos facilmente falar mal de nossos quase inimigos, e às sexta-feiras e aos sábados reunir os familiares e os amigos para uma noitada no Foca, no Caçador, no Bistrô, no Red, no Buteko, no Cesário, enquanto o pessoal de Pouso Alegre fica lá, morrendo de inveja de nós, muitos mudando para cá, como o Tiengo, Zé Otávio, Irineu e um punhado mais.