Translate

quarta-feira, 8 de junho de 2011

ALDO ACORDOU COM FOME

BOBÓ DE CAMARÃO

Ótimo visual, textura cremosa e lisa, aroma excelente, sabores balanceados (sem o dendê matar o leite de coco), camarões cozidos no ponto certo, coentro na medida e, se você quiser, até uns pedacinhos de mandioca para fazer o papel de “tropeço”. Enfim, uma maravilha. Para mim, arroz branco como acompanhamento basta. E pimenta, claro. Eu, por exemplo, servi o bobó com umas cinco pimentas diferentes que tinha em casa e foi bem divertido testar qual combina melhor com o prato. Conclusão? A boa e velhamalagueta em conserva, partida em pedaços no fundo do prato, como vovô fazia.
O passo a passo a seguir é a soma da minha experiência naquele dia com a clareza e didatismo da receita da Larousse. As quantidades de cada item são uma baliza para opaladar médio. Fique à vontade para alterar um pouquinho para mais ou para menos o tanto de pimenta ou leite de coco, por exemplo. A receita não vai dar errado por causa disso. Siga o seu instinto a partir do que indico aqui e você certamente ficará satisfeito com o resultado. É o que espero, pelo menos. O mesmo vale para os minutos durante os quais se refoga cada ingrediente na etapa 5. Siga sua intuição. Anote aí e me conte depois. Ah, essa receita é suficiente para quatro glutões ou seis pessoas que comam bem.

INGREDIENTES

1kg de mandioca

400ml de caldo legumes quente (ou de camarão, de preferência)

2 cebolas brancas médias

5 tomates italianos bem maduros

2 pimentões vermelhos pequenos (ou 1 grande)

3 dentes de alho

1,2kg de camarão médio, limpo e sem casca

3 colheres (sopa) de coentro picado

600ml de leite de coco

6 colheres (sopa) de azeite de dendê (artesanal, se possível)

suco de 2 limões

1 pimenta dedo de moça fresca

azeite para refogar o quanto baste (um fio bem generoso)

sal a gosto

MODO DE PREPARO

1 Descasque a mandioca, corte-a em pedaços médios (uns 4cm) e cozinhe em água fervente sem sal até que fique bem macia, o suficiente para ser transformada em creme liso num liquidificador ou processador de alimentos. Dica: considere fazer isso na panela de pressão, pois dependendo do tipo/qualidade da mandioca, a fervura poderá te tomar um bom tempo.
2 Enquanto isso, descasque as cebolas, pique-as bem miúdo e reserve. Escalde os tomates em água fervente, elimine a pele deles (e as sementes, se quiser), pique em cubos pequenos e reserve. Abra os pimentões, elimine as sementes e filamentos brancos, pique-os em quadradinhos e reserve. Descasque o alho, fatie-o e reserve.
3 Abra a pimenta, elimine as sementes e filamentos brancos, pique-a bem miúdo e use para temperar os camarões, adicionando também o suco dos limões e sal a gosto. Deixe marinar por 15 minutos.
4 Quando a mandioca estiver bem macia, bata-a no liquidificador em lotes, para não sobrecarregar a máquina, adicionando o leite de coco e o caldo quente para facilitar a tarefa. Acrescente um pouco da água do cozimento da mandioca, se necessário. Reserve esse creme.
5 Leve uma panela grande ao fogo médio e adicione a ela um fio generoso de azeite. Refogue nessa panela a cebola e o alho até murchar um pouco e desprender aroma, o que deve levar uns cinco minutos. Mexa de vez em quando e acrescente uma pitada de sal. Na sequência, adicione o pimentão, mexa bem e refogue por uns três minutos ou o tempo suficiente para que cozinhe bem de leve. Incorpore os tomates e o coentro (reserve um terço da erva para a finalização), mexa bem e refogue por uns dois minutos. Adicione o dendê, mexa de novo e, em seguida, incorpore ao refogado os camarões com o líquido da marinada. Mexa cuidadosamente para não despedaçar os camarões e deixe refogar por uns três minutos ou até que os camarões fiquem quase no ponto (não se preocupe, eles continuarão cozinhando depois).
6 Se possível com a ajuda de uma outra pessoa, faça com que o creme de mandioca escorra de forma contínua e delicada para dentro da panela do refogado (ainda sobre fogo médio), mexendo sem parar (cuidado com os camarões) e homogeneizando a mistura. Se quiser (e se tiver sobrado), acrescente cubinhos de mandioca cozida a panela. Quando terminar de acrescentar o creme de mandioca, deixe ferver por alguns minutos (uns três) e acerte o sal.
7 Coloque o bobó na travessa, polvilhe o restante do coentro e sirva. Aguarde os elogios.

Enviado pelo Dr.Aldo (só falta definicir o local. O mestre Cuca oferecerá um bobó para todos os anonymous do "viver é perigoso". A tubaína o zelador leva.

ER


2 comentários:

Aldo disse...

Aposto que o Roberto Lamoglia vai fazer. Lindão, né? O bobó, não o Roberto...

Wartão disse...

Zezinho/Aldo/Roberto, me incluam nessa que a cerveja eu levo.